Sem categoria

Uruguai: Vásquez deve vetar descriminalização do aborto

O projeto de lei que, entre outros pontos, pode descriminalizar a prática do aborto no Uruguai será votado nos próximos dias na Câmara dos Deputados, mas as chances de que seja colocado inteiramente em vigência são pequenas.

Isso porque o presidente Tabaré Vázquez já disse que irá vetá-lo, o que pode forçar a realização de um plebiscito ou até postergar sua implementação para o mandato de seu sucessor.



A iniciativa, motivo de debates no Uruguai há mais de um ano, passou pelo Senado em novembro do ano passado e segue agora para a Câmara, onde precisa da maioria simples dos votos para ser ratificada, o que deve ocorrer mesmo com a oposição de Vázquez.



O presidente, que é médico, garantiu que vetará pelo menos o capítulo que prevê que “toda mulher tem direito a decidir sobre a interrupção da gravidez durante as 12 primeiras semanas”.



Segundo um dos artigos desse capítulo, para que o aborto deixe de ser crime, basta que a mulher alegue ao médico que sua gravidez ocorreu em circunstâncias específicas, como “situações de penúria econômica, social, familiar ou etária”.



O presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, Luis Gallo, que também é médico, disse que mesmo vetado, o projeto contém um “primeiro capítulo transcendente e muito valioso, com políticas de saúde reprodutiva, sexual, maternidade e paternidade responsável, assim como programas de prevenção à gravidez”.



Ele disse também que “tudo colabora para que não haja abortos, e sim apenas gestações desejadas”, disse ele. “Somente isso já vale o tempo gasto com a discussão e a aprovação do projeto, mesmo que o presidente vete o tema do aborto.”



Fonte: Ansa Latina