UJS faz curso de formação no interior

No último final de semana, entre os dias 5 e 8, a União da Juventude Socialista (UJS) em Pernambuco realizou um curso de formação com seus militantes na cidade de Goiana. O encontro teve como objetivo passar e reforçar o conteúdo ideológico da entidade pa

“Já é da cultura da UJS promover, anualmente, este curso de formação para os nossos militantes. Ele geralmente acontece em diferentes cidades para que possamos aglutinar militantes de outras partes do estado em um só lugar”, informou a presidente da UJS-PE, Silvana Paula.


 


Nesse contexto participaram do curso de formação quase 80 militantes da UJS, de diferentes municípios pernambucanos, como Recife, Olinda, Paulista, Igarassu, Sertânia, entre outros. Da quinta-feira passada até o último sábado, eles estudaram temas ligados ao socialismo, a questão do protagonismo juvenil e a filosofia marxista.


 


O dia foi dividido entre palestras e estudos dirigidos. Entre um momento e outro, um instante de descanso e lazer que também servia para discutir com os colegas os assuntos debatidos nos cursos. Ministraram as aulas professores de formação do PCdoB e da Fundação Maurício Grabois, como Maksandro Souza e Hugo Cortês.


 


No domingo, último dia do encontro, foi realizada uma plenária estadual. Nela foram ratificadas as resoluções firmadas no último congresso da UJS e definidos os planos de atuação nas frentes de trabalho. A entidade conta com militantes em diversos seguimentos sociais como os movimentos estudantis secundarista e universitário, hip hop, cultural e de jovens feministas.


 


“Estamos entrando num período muito decisivo para o movimento de jovens, pois é quando começam a ser formar as novas diretorias da UEP (União dos Estudantes de Pernambuco) e UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas). Acreditamos que a participação desses seguimentos sociais é muito importante para a escolha das pessoas que vão representá-los em discussões com os poderes públicos”, disse Silvana Paula.


 


Esteve presente na plenária final a ex-prefeita de Olinda, Luciana Santos, que falou sobre a crise econômica e como jovem pode participar desse debate. A plenária foi dedicada a Cícero Anderson, dirigente estadual da UJS na cidade de Sertânia. Cícero faleceu no último mês de dezembro.


 


Do Recife,
Daniel Vilarouca