Em Pernambuco, Lula inaugura metrô e fábrica de alimentos
Nesta segunda-feira (23), o presidente Luis Inácio Lula da Silva esteve mais uma vez em Pernambuco. Na nova visita, o petista inaugurou uma fabrica de produtos alimentícios, em Vitória de Santo Antão e a linha sul do Metrô do Recife. Em seus discursos, Lu
Publicado 24/03/2009 19:51 | Editado 04/03/2020 16:58
O presidente Lula chegou ao estado já quase no final da manhã. Do Aeroporto Internacional do Recife/Gilberto Freire seguiu para o município de Vitória de Santo Antão, que fica a 53 km da capital. Lá, ele inaugurou a primeira fábrica da Sadia na região Nordeste. O empreendimento, que atualmente emprega 120 pessoas, deve operar em sua totalidade (de 147 mil toneladas por ano, entre linguiça, salsicha, apresuntado e lanches) até junho quando empregará 1.500 pessoas.
De volta ao Recife, o presidente pegou o metrô até Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, onde inaugurou a linha sul do Metrô do Recife. A linha, que só ia até o aeroporto, recebe o reforço de mais quatro estações e chega a Jaboatão. Os dirigentes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) estimam que, com a expansão, 20 mil usuários do metrô sejam atendidos por dia. Até o final do ano, estas novas estações serão integradas com terminais de ônibus, o que vai duplicar o número de usuários de transportes coletivos atendidos diariamente.
Já nos discursos…
Tanto em Vitória de Santo Antão quanto em Jaboatão dos Guararapes, Lula discursou para uma multidão que se aglomeravam para vê-lo. Em sua fala, o presidente ressaltou a importância dos investimentos em infra-estrutura urbana neste momento de crise. Segundo o petista, somente investindo em melhoria da qualidade de vida da população é que o país irá crescer economicamente.
“É dando condições de vida à população, maior poder de compra, que ela vai aplicar esse dinheiro na comprar de bens e a economia vai se movimentar”, afirmou Lula. De acordo com ele, “o pior da crise já passou”.
“O período mais difícil nós já vivemos em outubro, novembro, dezembro e janeiro. Se vocês atentarem, o número de empregos do Caged (cadastro que contabiliza os empregos formais) no mês de fevereiro foi positivo: 9.000 empregos a mais criado em fevereiro. É pouco, mas é um sinal extraordinário”, disse.
A critica a oposição…
O presidente aproveitou também para rebater as criticas feitas pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB/PE) ao seu governo. Segundo Luis Inácio, as afirmações do peemedebista são infundadas e “partem de uma oposição que não têm propostas a apresentar”.
O presidente disse não saber o porquê do senador não gostar dele, pois nunca tratou Jarbas com indiferença. “Jarbas recebeu, no seu segundo mandato (quando Lula já era presidente), mais dinheiro do Governo Federal do que no primeiro, quando era aliado de Fernando Henrique Cardoso (PSDB)”, disse.
Do Recife,
Daniel Vilarouca