Presidente Lula inaugura mostra de desenvolvimento regional

Em mais uma etapa de sua visita a Salvador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na manhã desta terça-feira (24/3) da abertura da Iª Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, que acontece no Centro de Convenções da Bahia, até o dia 27. Org

A Mostra contará ainda com palestras, painéis temáticos, debates de experiências concretas, oficinas, mini-cursos, exposição de projetos inovadores e de produtos sustentáveis. A idéia é divulgar iniciativas que estão sendo implementadas no país, compartilhar experiências, propiciar a articulação de parcerias e abrir espaço para a comercialização de produtos regionais, tais como alimentos, bebidas, plantas ornamentais, tecelagem, móveis e confecções, entre outras ações.


 


Oito ministros de Estado, nove governadores, dezenas de prefeitos e outras autoridades acompanharam a solenidade, onde foram assinados vários convênios e acordos de cooperação. O mais importante deles foi o compromisso Mais Nordeste pela Cidadania, assinado com os governos estaduais do Nordeste, que tem como objetivo acelerar a redução das desigualdades na região, com foco prioritário na redução da mortalidade infantil, queda do analfabetismo, erradicação do sub-registro civil e fortalecimento da agricultura familiar.


 


 


Quebrando o clima


 


O clima de seriedade foi quebrado com a apresentação da Orquestra Filarmônica de Cruzeta do Rio Grande de Norte, que fez uma homenagem ao presidente Lula, tocando o dobrado do Luiz Inácio Lula da Silva. Após a apresentação, os 50 músicos da orquestra foram surpreendidos pelo presidente, que quebrou o protocolo oficial, desceu do palco e fez questão de abraçar e tirar fotos com os integrantes da orquestra. Antes o presidente já tinha visitado os estandes da Mostra e interagido com os expositores.


 


Lula também usou o tom de brincadeira, quando perguntou ao ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e ao governador da Bahia, Jaques Wagner, se eles não estavam brigados. A indagação aconteceu logo após o discurso de Wagner, que fez questão de frisar a importância da Mostra para o estado, além de agradecer e elogiar Geddel várias vezes em sua fala. “Eu pensei que vocês estavam brigando, mas o tanto que o Wagner falou de você, nem você falou de mim”, afirmou Lula olhando para o ministro da Integração. Lula fazia referência às recentes matérias na imprensa baiana, alegando desentendimento entre Wagner e Geddel, que resultaria no rompimento da aliança entre o PT e PMDB, com reflexo direto em 2010, onde os dois se enfrentariam na disputa pelo governo da Bahia.


 


Depois da brincadeira, o presidente fez questão de falar do esforço do governo federal para diminuir a desigualdades entre as regiões brasileiras. Segundo Lula, ações como a ampliação de 60 para 120 dos Territórios de Cidadania, o projeto Luz no Campo e diversos outros programas sociais têm a maioria de seus recursos aplicados nas regiões Norte e Nordeste. “Os resultados destas políticas aparecem em feiras  como esta, onde é possível ver o orgulho do povo em mostrar o que significa uma oportunidade de melhorar a vida com a geração de emprego e renda”, ressaltou.


 


 


A importância destes investimentos foram ressaltados  também pelo governador Jaques Wagner, pela ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Roussef e o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima.  “As desigualdades regionais nos dividem e nos segregam. Precisamos adotar medidas para reverter esta situação e fazer com que os 190 milhões de brasileiros tenham acesso às riquezas do país”, enfatizou Geddel.


 


“Projetos como os Territórios de Cidadania e a Mostra de Desenvolvimento Regional tornam claro que a união entre os governos e a sociedade civil é fundamental para superar as dificuldades. Este é o primeiro passo para erradicar a fome, a miséria e alavancar o desenvolvimento social da Bahia e do Brasil”, concluiu Wagner.


 


De Salvador,


Eliane Costa