História da Mídia será tema de Congresso em Fortaleza
Mídia Alternativa e Alternativas Midiáticas – Tradições e Fronteiras estarão em foco a partir de hoje, até a próxima sexta-feira, na Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição que sediará o VII Congresso Nacional de História da Mídia.
Publicado 19/08/2009 08:45 | Editado 04/03/2020 16:34
O evento será aberto às 19h30, no Teatro Celina Queiroz, na Unifor, com a conferência que será proferida pela professora e pesquisadora Olga Guedes Baily, enfocando o tema central do congresso.
A brasileira Olga Guedes Bailey é doutora e professora da Nottingham Trent University, na Inglaterra, onde atua como diretora e professora do Mestrado de Mídia e Globalização. Também é ex-professora da Universidade Federal do Ceará (UFC). Na conferência inaugural que irá proferir, fará uma análise da mídia digital, enfocando sua inserção na sociedade e a interação com outros veículos de comunicação.
O congresso é uma promoção da Rede Alfredo de Carvalho para o Resgate da Memória da Imprensa e a Construção da História da Mídia no Brasil (Rede Alcar). Professores e estudantes da pós-graduação e da graduação da área de Comunicação, História e Ciências Sociais são o público-alvo do evento.
É prevista, ainda, a participação de pesquisadores da Rede Alcar, que recebeu o nome de Rede Alfredo Carvalho em homenagem ao historiador pernambucano Alfredo de Carvalho, que foi o responsável pelo resgate histórico da imprensa do século XIX, quando das comemorações do centenário da implantação da imprensa no País, em 1908.
Além de palestras e mesas-redondas, o congresso contará com a formação de grupos temáticos, com a apresentação de trabalhos inscritos por docentes, estudantes de graduação e pós-graduação envolvendo os temos em discussão.
Dentre as entidades parceiras do VII Congresso de História e Mídia, estão a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), a Cátedra Unesco/Metodista de Comunicação, Cátedra Fenaj/UFSC de Jornalismo, Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e Globo Universidade, a UFC, a Universidade Estadual do Ceará (Uece), Faculdade 7 de Setembro e a Petrobrás.
Programação
Alternativas midiáticas – Comunicação e mobilidade Dia 20, 8h30 às 10h, no auditório da biblioteca
Audiovisual como espaço de cidadania Dia 20, das 14h às 15h30, no auditório da biblioteca
Cultura popular, história e mídia Dia 21, de 8h30 às 10h
Perspectivas do jornalismo impresso na contemporaneidade Dia 21, das 14h às 15h30, no Teatro Celina Queiroz
Fonte: Diário do Nordeste