Messias Pontes – A hipocrisia sem limites da mídia (II)

Para manter a sua tradição, a grande mídia conservadora, venal e golpista continua mantendo a sua hipocrisia sem limites. Como o maior partido de direita do Brasil, essa mídia foi fragorosamente derrotada em 2002 e 2006, mas a sua hipocrisia não permite reconhecer ter sido ela a grande derrotada pelo povo brasileiro que já descobriu de quem se trata.

Já dissemos neste espaço – e isto é tão verdadeiro como dois mais são quatro, e o tempo tem comprovado – que, para atingir seus objetivos, a direita e sua mídia são capazes até de fazer uma boa ação. Porém, para seu desespero, ela está lidando com um teflon de primeira qualidade, pois nele nada adere. Além de teflon, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ser comparado a clara de ovo, pois quanto mais batem nele, mais ele cresce.

Essa direita e seus partidos – PSDB, DEMO, PPS e a grande mídia conservadora, venal e golpista – estão gastando munição à toa, pois ficam atirando em todas as direções para atingir um alvo que está blindado por 80% da opinião pública brasileira, ou seja, o presidente Lula. Como um bumerangue, a munição jogada está voltando para ela com a mesma velocidade.

Para atingir o presidente Lula e seu governo – que tem seus erros, mas esses são omitidos porque só beneficiam as carcomidas oligarquias -, essa mídia até conseguiu vencer algumas batalhas, porém continua perdendo a guerra. Seus editorialistas e colonistas, verdadeiros jornalistas colonizados e amestrados, buscam agora atingir a inatacável ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, usando para tanto as mesmas armas que usaram contra o ex-ministro José Dirceu, o senador Renan Calheiros (que não é flor que se cheire), vários parlamentares da base governista e agora o senador José Sarney, antes endeusado quando servia à ditadura militar e ao baronato da mídia, notadamente a famiglia Marinho.

Desesperados por estarem sem discurso e sem a menor credibilidade, a direita e sua mídia convenceram a ex-secretária da Receita Federal, Lina Vieira, a acusar a provável candidata presidencial Dilma Rousseff de ter pedido para ela “agilizar a auditoria do Fisco nas empresas da família Sarney”. A ministra Dilma nega peremptoriamente que tenha se encontrado com ela e muito menos que tenha feito tal solicitação. Pelo passado das duas, me reservo o direito de acreditar na ministra, até prova em contrário.

Aliás, não precisa ser jurista para saber que o ônus da prova cabe a quem acusa. Qual a prova ou pelo menos indício desse encontro de Dilma com Lina? Não é a ministra que tem de provar sua inocência, mas a ex-secretária da Receita Federal que tem de provar o que está dizendo. Ou não é assim num Estado Democrático de Direito, senhores colonistas? E se a ministra Dilma tivesse realmente procurado Lina Vieira e feito tal pedido, qual o crime que isso representa?

Em seu depoimento ontem, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Lina Vieira não convenceu ao mais ingênuo dos brasileiros. A oposição golpista fingiu acreditar e até pediu uma acareação das duas. A ex-secretária da Receita Federal não soube dizer o mês, dia e hora que teria sido recebida pela ministra Dilma Rousseff.Disse apenas que foi no final do ano passado. E que o encontro não constou na sua agenda por entender que não precisava.

Outra grande mentira constatada por todos foi quando afirmou que o seu encontro com a ministra durou dez minutos, ouviu e se retirou e não deu retorno. Qual ocupante de segundo escalão que desconhece uma determinação de um ministro, em especial da ministra-chefe da Casa Civil? Mentiu ainda quando disse que foi levada por um motorista terceirizado do Ministério da Fazenda que ela não sabe quem é.

No tocante à denúncia que fizera sobre sonegação fiscal por parte da Petrobras e que foi o argumento usado pela oposição para requerer a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito, Lina Vieira declarou “que não estava preparada para falar sobre o assunto.

Lina Vieira mentiu descaradamente quando enfatizou não ter comentado com ninguém, nem em casa nem no trabalho sobre o suposto encontro que tivera com a ministra. Se a ministra Dilma diz que não houve o encontro e ela diz que não falou pra ninguém, como os jornalistas ficaram sabendo? Quanta desfaçatez!

Agora, com a mesma tática usada em 2002 com relação à então candidata pefelista à presidência da República, Roseana Sarney, a grande mídia conservadora, venal e golpista tenta inflar a candidatura presidencial da notável senadora petista Marina Silva, pelo Partido Verde. Até fabricaram pesquisas colocando-a com percentual de até 25% de intenção de votos. Contudo as contradições são flagrantes e o próprio Datafolha divulgou no último final de semana uma pesquisa na qual Marina não ultrapassa os 3% em nenhuma das simulações formuladas pelo instituto. Quem está mentindo?

Tudo o que a direita golpista e sua mídia fazem é mirando em 2010. Por isso se esforçam para convencer a senadora Marina Silva a trocar o PT pelo PV para disputar a sucessão presidencial., e com isso inviabilizar a candidatura de Dilma. Se por acaso a senadora cair no conto da mídia e subir nas pesquisas ameaçando o candidato tucano, ela terá o mesmo destino da sua colega do Maranhão, ou seja, terá a candidatura detonada. Marina não tem rabo de palha, mas a mídia lhe porá um do tamanho da Amazônia.

O supra sumo da hipocrisia midiática é a defesa de um desenvolvimento sustentável, bandeira sempre desfraldada por Marina Silva que, infelizmente, teve de entregar o cargo de Ministra do Meio Ambiente porque perdeu a quebra de braço com aqueles, dentro do Governo, que defendem um desenvolvimento a qualquer preço. Desde quando esses hipócritas defendem o meio ambiente?

Para fechar com chave de ouro a hipocrisia da grande mídia conservadora, venal e golpista, ontem foram comemorados os 30 anos de fundação da Associação Nacional de Jornais (ANJ), com seus diretores falando em defesa da liberdade de imprensa. O troféu hipócrita do ano ficou com a presidente da ANJ, Judith Brito, que publicou artigo em comemoração aos 30 anos da entidade que preside pousando de vestal da democracia.

Num esclarecedor e oportuno artigo, intitulado ANJ: 30 anos em defesa da liberdade. De quem?, a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará, Débora Lima, sintetiza bem esses 30 anos da entidade patronal. Vale a pena ler no site do Sindicato ( www.sindjorce.org.br).

Messias Pontes é jornalista e colaborador do Vermelho/CE