Mensagem aos militantes e amigos do PCdoB

Um partido mais forte para fazer a revolução com o povo Há 88 anos, um punhado de homens, representando algumas […]

Um partido mais forte para fazer a revolução com o povo

Há 88 anos, um punhado de homens, representando algumas dezenas de lutadores, todos oriundos do anarcossindicalismo, impactados e tocados pela revolução soviética de 1917, reuniram-se em Niterói (RJ), e fundaram o Partido Comunista do Brasil – seção brasileira da 3ª internacional. Estavam ali no congresso, um jornalista, o inesquecível Astrogildo Pereira, um gráfico, um sapateiro, um alfaiate… Todos vinculados de corpo e alma à classe trabalhadora, à chama incandescente da emancipação do trabalho. Ali também começou a moderna saga dos movimentos transformadores e libertários do Brasil contemporâneo.

Daí em diante não teve luta política e social que não contou com a presença e a participação dos comunistas. Foram tantas jornadas vitoriosas e derrotadas, tantas tentativas de assalto aos céus. Tudo isso com esplendor, dignidade, mas também com fracassos, isolamento, diáspora, exílio, perseguições, cisões, heroísmo – enfim, um rosário que faz parte da nossa história, da nossa trajetória.

Hoje, o PCdoB mais maduro e consciente de seus desafios se prepara para novas jornadas, com pensamento renovado, mentalidade aberta, práticas e atitude inovadoras – sempre buscando combinar a firmeza dos princípios com a plasticidade da vida e dos novos fenômenos sociais.

O nosso maior desafio é abrir novas perspectivas para a luta transformadora; é construir um bloco histórico, com a hegemonia das massas trabalhadoras, como força motriz para a disputa pelo novo poder – a república democrática, popular e socialista dos trabalhadores e das amplas massas do povo; é combinar todas as formas de lutas, com audácia e inventividade para alcançar um novo projeto nacional de desenvolvimento; é ser amplo e radical; é ser firme e flexível; é agarrar o agora pensando no amanhã. Vida longa para todos os homens e mulheres que fazem do PCdoB uma legenda cada vez mais brasileira, patriótica e internacionalista.

Milton Alves
Presidente estadual do PCdoB

Curitiba, 25 de março de 2010