Caminhada marcará jornada de lutas dos estudantes em Salvador

Estudantes secundaristas e universitários de Salvador realizam uma grande caminhada na próxima terça-feira (30/3), para marcar a jornada nacional de lutas da UNE (União Nacional os Estudantes) e UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas). A concentração está marcada para às 9h30, no Campo Grande, de onde a manifestação sai em direção à praça Municipal. O evento será realizado em parceira com a ABES (Associação Baiana dos Estudantes) e a UEB (União dos Estudantes da Bahia).

As três bandeiras principais do movimento são: a destinação de 50% do Fundo Social do Pré-sal para a educação; a defesa das ações afirmativas, como a política de cotas, nas universidades públicas e de um transporte público de qualidade em Salvador. Para o movimento estudantil, estas são questões primordiais na luta por uma escola pública de qualidade desde o ensino fundamental até a universidade. A manifestação é parte de um movimento nacional iniciado no dia 23, com manifestações em Pernambuco e no Rio de Janeiro.

Confira o manifesto que será distribuído nas escolas e universidades:

“Os Estudantes estão de volta às ruas!

E mais uma vez as nossas caras pintadas estarão à serviço dos interesses de nosso país e da nossa cidade. No próximo dia 30 de março, ocuparemos as ruas de Salvador para dar nosso recado em defesa da destinação de 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação.

Para o movimento estudantil, as riquezas do Brasil devem servir aos interesses do nosso povo. Por isso a gente vai arregaçar as mangas para garantir que o petróleo sirva para garantir educação de qualidade para a nossa juventude!

Também defendemos uma Escola e uma Universidade democrática e popular. Por isso não somos a favor da ofensiva promovida pelos setores conservadores e defendemos as Cotas nas Universidades Públicas, além de todas as políticas afirmativas que democratizem o acesso ao ensino.

Além disso, também vamos à luta por um transporte público de qualidade. Terceira maior cidade do país, Salvador ainda tem um sistema de transporte público caótico e com a tarifa mais cara do Nordeste. E pra piorar a situação o prefeito da capital, João Henrique, que deveria defender os soteropolitanos, preferiu ficar do lado dos grandes empresários do setor e conceder mais um reajuste em janeiro desse ano.

Mas nós não vamos ficar calados! Reivindicamos o aumento de linhas e da quantidade de ônibus, além da criação de mais postos de recarga do Salvador Card e a facultatividade no pagamento antecipado. Também queremos que seja garantido a meia passagem aos estudantes da EAD e a reativação do Conselho Municipal de Transporte com a participação do movimento estudantil e da sociedade civil, sem contar com a reforma das Estações de transbordo que, a exemplo da Lapa, encontram-se entregue aos ratos.”

De Salvador,
Eliane Costa