Grande festa marca aniversário de 10 anos do Porto Digital

O Porto Digital de Pernambuco completou nesta quinta-feira 25, dez anos de história. Para comemorar o crescimento do Porto Digital, uma grande festa reuniu jornalistas, empresários, artistas, políticos e trabalhadores da informação. O evento aconteceu às 19h, na rua do Apolo, no bairro do Recife.

Em apenas 10 anos o Porto Digital tem muito para contar. E quem melhor do que a empresa para traduzir e falar ao povo o real significado do Porto Digital no desenvolvimento do Estado? Por esta razão, pela segunda vez, o Porto Digital homenageou os jornalistas de Pernambuco pela divulgação do potencial transformador das tecnologias da informação junto à sociedade. Também foram inaugurados dois empreendimento que completarão a infra-estrutura do Porto Digital. O primeiro foi o Centro Vocacional Tecnológico PILAR, a fim de qualificar em TI jovens com poucas oportunidades de aprendizado e a Incubadora de Empreendimento CAIS, para gerar negócios sustentáveis e contribuir com o desenvolvimento do Estado. “Sonhar e navegar, dois lados do nosso Porto”.

No Porto Digital, o setor da Tecnologia da Informação e Comunicação é ferramenta de desenvolvimento econômico e social


O Porto Digital é resultado do ambiente de inovação que se consolidou em Pernambuco nas últimas décadas. Em uma região atrativa para inovação, instituições, empresas, universidades e governos fomentaram mudanças econômicas e sociais que estão gerando riqueza, emprego e renda.

O marco zero dessa nova economia é o Porto Digital, definido como o Arranjo Produtivo de Tecnologia da Informação e Comunicação, com foco no desenvolvimento de software, que está situado no Recife, capital de Pernambuco, no nordeste brasileiro.

Dessa cidade histórica, cenário da segunda invasão holandesa em 1630, escoou a maior produção de açúcar do Brasil colonial, tornando-a por séculos uma das cidades mais modernas e importantes do País.

Hoje, Pernambuco se insinua no cenário mundial por seu capital humano, empreendedorismo e inovação. Dos engenhos de açúcar para uma economia baseada em serviços e com uma participação crescente do setor de TIC no PIB pernambucano. De acordo com dados da Condepe (Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco), referentes a 2005, o setor responde por 3.63% do PIB de Pernambuco.
Iniciativa privada, governo e universidades

Nesse contexto de produzir conhecimento localmente e exportar serviços de valor agregado para o mundo, surgiu o Porto Digital, em julho de 2000. Um projeto de desenvolvimento econômico que agrega investimentos públicos, iniciativa privada e universidades, compondo um sistema local de inovação que tem, atualmente, 120 instituições entre empresas de TIC, serviços especializados e órgãos de fomento.

Em oito anos de operação, o Porto Digital já transferiu para o Bairro do Recife 4.000 postos de trabalho, atraindo 10 empresas de outras regiões do País e quatro multinacionais, abrigando, ainda, quatro centros de tecnologia.

Recursos Públicos

Os recursos iniciais de R$ 33 milhões vieram do Governo do Estado, destinados a criar a infra-estrutura e as condições necessárias para a implantação e operação do Porto Digital, que tem como missão inserir Pernambuco no cenário tecnológico mundial.
Para implantar o modelo de governança e os projetos estruturadores, foi criado o Núcleo de Gestão do Porto Digital, associação civil sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social (OS). O NGPD também desenvolve projetos de capacitação para jovens e fornece ferramentas para promover a inclusão social da comunidade do Pilar, situada ao norte do Bairro do Recife.

Infra-estrutura e políticas setoriais

Territorialmente, o Porto Digital está situado no sítio histórico do Bairro do Recife, acrescentando ao projeto a componente de revitalização urbana. O bairro possui infra-estrutura adequada para a instalação de empresas de TIC por dispor de excelente estrutura de serviços e de telecomunicações. Em 100 hectares, são 8 Km de fibra ótica instalados e 26Km de dutos, tornando a região uma das mais modernas do país.

Além da revitalização da infra-estrutura urbana e tecnológica, políticas setoriais adequadas e um conjunto de ferramentas complementam os projetos estruturadores do Porto Digital.
Entre eles o Fundo de Investimento e Fomento, o Fundo de Capital Humano, com foco na capacitação profissional, o Fundo de Aval, que oferece garantia de até 70% em operações de crédito em bancos públicos, para empresas de software. A lei municipal 17.222./06 também beneficia as empresas com um incentivo financeiro que permite a redução de 60% do ISS.