Começa nesta sexta o curso da UBM Bahia sobre mulheres no poder

Mais de 80 interessadas se inscreveram para o curso “Mulheres, mais política mais poder”, oferecido pela União Brasileira de Mulheres (UBM) seção Bahia, em parceira com a Secretaria de Política para as Mulheres da Presidência da República. A primeira aula acontece nesta sexta-feira (8/4), a partir das 18h, no Centro de Formação Loreta Valadares, nos Barris, com o tema “Autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho como inclusão social”.

O curso abordará cinco dos dez grandes eixos do Plano Nacional de Política para as Mulheres: autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho, com inclusão social; educação inclusiva, não-sexista, não-racista, não-homofóbica e não-lesbofóbica; saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos; enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres, além de participação das mulheres nos espaços de poder e decisão.

A duração será de quatro meses, com aulas sempre às sextas-feiras à noite e aos sábados durante todo o dia. As aulas serão ministradas por cinco professoras permanentes que abordarão os cinco eixos do programa. Além disso, especialistas em cada tema serão convidados a fazer palestras sobre o assunto. “A ideia é que o curso seja dinâmico, que os assuntos sejam abordados de forma fácil e ágil, levando em conta o perfil das participantes, que vão desde lideranças comunitárias a mulheres com formação universitária”, informa a coordenadora do curso, Patrícia Vieira.

Patrícia lembra ainda a importância da presença das alunas em todas as aulas. “Tivemos um número de inscrições muito acima do número de vagas, que são apenas 50. Por isso, adotamos o critério da presença em sala para permanência no curso. Assim, quem faltar três vezes consecutivas será substituída por outra pessoa, garantindo que o maior número de mulheres possível possa participar do curso. Esta é uma oportunidade ímpar de formação política para as mulheres, por isso, vamos zelar para que isso seja aproveitado”, ressaltou.

De Salvador,
Eliane Costa