Festival Pernambuco Nação Cultural

Nos dias 26 e 27, a partir das 20h, 12 bandas do Sertão Central sobem ao palco do Festival Pernambuco Nação Cultural, em São José do Belmonte, para participar de da seletiva do projeto itinerante Observa e Toca. A proposta é fazer com que os músicos da região divulguem seus trabalhos e com que os pernambucanos percebam as novidades e produções musicais que acontecem no estado. Na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) da cidade, a população local também confere espetáculo circense.

Quem comparecer ao local, poderá conferir shows de Damiran (Mirandiba), Canção do Coreto (Salgueiro), Kinho Callou (Terra Nova), Ronaldo do Acordeom (Mirandiba), Zezito e Zé Francisco (Cedro), e Os Três do Cariri (Salgueiro). Já no dia 27 é a vez de Novinho do Cedro (Cedro), Brígida Menezes (Salgueiro), Danilo Pernambucano (Salgueiro), Rena (São José do Belmonte), Ericka da Silva Andrade (Salgueiro) e Forró Sertanejo (Salgueiro).

Durante o evento uma comissão julgadora selecionará duas bandas para se apresentar em outras etapas do Festival. Ao final do ano, os três grupos mais bem pontuados do ano inteiro terão direito à gravação de um DVD. A qualidade técnica dos artistas inscritos impressionou a coordenadoria de Música da Fundarpe.

As noites da seletiva serão encerradas por músicos já conhecidos no estado. Quem fecha o dia 26 é o cantor Chico Bala, da cidade de Taracatu, com o mais autêntico forró pé-de-serra. E o grupo Cascabulho, do Recife, fecha o dia 27 com uma mistura de ritmos, que vai desde o frevo ao forró, coco, ciranda e maracatu.

ARTES CÊNICAS – Quarta-feira (26) também é dia de circo. A partir das 16h, acontece o espetáculo circense “Brincadeiras de Palhaço”, da Trupe Irmãos Santana (do Recife). A encenação será feita no Salão AABB (na avenida Euclides de Carvalho) .O Festival Pernambuco Nação Cultural faz parte da política de interiorização do Governo do Estado, que tem por objetivo valorizar a diversidade cultural de Pernambuco, aproximando as regiões e possibilitando o desenvolvimento sustentável. O evento está dentro do calendário de ações conjuntas da Fundarpe, Setur e Empetur para fomentar a rota turística do estado.

Fonte: Fundarpe