Ariano Suassuna estreia nova aula-espetáculo em Olinda

A Prefeitura de Olinda, por intermédio da Secretaria de Patrimônio e Cultura, promove nesta quarta-feira (02), às 19h, no Mercado Eufrásio Barbosa, aula-espetáculo com o poeta e escritor Ariano Suassuna. Trata-se da estréia de “Chamada ao Piano”, nova apresentação do dramaturgo. Famoso contador de “causos” relacionados à cultura popular brasileira, Ariano é secretário especial de Cultura do Estado de Pernambuco.

Teatrólogo e romancista, nasceu em 16 de junho de 1927, em João Pessoa, capital da Paraíba Em 1942, Ariano muda-se para o Recife. Iniciou sua carreira literária aos 16 anos, escrevendo poesias, aos 20 anos publicou sua primeira peça teatral, "Uma Mulher Vestida de Sol".

Entre suas obras de maior sucesso estão "O Auto da Compadecida" (1955) e a “Pedra do Reino” (1971). Fundador do Teatro Popular do Nordeste e do Movimento de Cultura Popular, além de idealizador do Movimento Armorial, exerceu, entre outros cargos públicos, o de secretário de Cultura de Pernambuco, durante o terceiro governo de Miguel Arraes.

AULA-ESPETÁCULO

Muito embora o conceito de “aula-espetáculo” tenha surgido oficialmente em sua gestão como secretário de Cultura de Pernambuco, durante o terceiro governo de Miguel Arraes (1995-1998), Ariano Suassuna ministra aulas-espetáculo há muito mais tempo do que se imagina. A primeira, a rigor, foi ministrada em 1946 quando Ariano estudava Direito e levou para o palco do Teatro de Santa Isabel poetas populares e cantadores de viola, apresentando-os ao público do Recife e explicando a natureza das suas composições. Foi através de aulas-espetáculo, ainda, que, na década de 1970, ele fez as ações do Movimento Armorial repercutir por todo o País.

A “aula-espetáculo” é ministrada com o auxílio de músicos e bailarinos, na qual Ariano Suassuna expõe temas relacionados à Cultura brasileira. Realiza-se, portanto, em um teatro ou espaço equivalente, que comporte as apresentações dos artistas que o acompanham. Freqüentemente Suassuna se vale, também, da projeção, em um telão, de fotografias de obras ligadas ao campo das artes plásticas (pintura, escultura e arquitetura).

Com informações do site www.arianosuassuna.com.br