Artistas, produtores e parlamentares farão protesto em Salvador

Atores, músicos, produtores, donos de equipamentos culturais e representantes dos movimentos sociais realizarão, nesta quinta-feira (17/06), em frente à Prefeitura de Salvador, um Ato Público em Defesa da Cultura. A idéia do ato, que começará às 10h, surgiu durante a audiência pública “Gestão cultural da cidade: Salvador quer discutir”, realizada no dia 7 de maio.

O evento, organizado pela vereadora Olívia Santana (PCdoB), que preside a Comissão de Educação, Cultura , Esporte e Lazer da Câmara, culminou com a entrega de um documento ao prefeito João Henrique que continha as reivindicações da categoria.

“São justamente esses pontos, tirados em comum acordo com os representantes dos diversos segmentos presentes na audiência, que nós iremos cobrar”, afirmou a vereadora. Entre as principais reivindicações estão a criação da Secretaria Municipal de Cultura, com dotação de pelo menos 1% do Orçamento; a implantação do Plano Municipal de Cultura e Integração com os Sistemas Estadual e Nacional de Cultura; e a retomada das obras e reabertura do Teatro Gregório de Mattos; entre outras.

Para o ato desta quinta, estão previstas as presenças de representantes dos Sindicatos dos Artistas e dos Músicos da Bahia, além estudantes, professores, vereadores e donos de espaços culturais. “O objetivo é manter a mobilização e combater o descaso com que a cultura de Salvador vem sendo tratada”, completou Olívia. Entre os símbolos do modelo de gestão cultural adotada por João Henrique está o tratamento destinado à Fundação Gregório de Mattos, que está sem um presidente desde a saída de Antônio Lins, no começo de março.

Fonte: Ascom/gabinete da vereadora Olívia Santana