Bahia ganha mais um Centro de Referência em Atenção à Mulher

Está constatado que as mulheres em situação de violência precisam de atendimento físico e psicológico imediato, visando ao seu fortalecimento pessoal e político pela superação de traumas causados por agressões sofridas. Melhor ainda quando essa atenção é garantida em um único lugar. Essa proposta de assistência já é uma realidade para os 25 municípios do Território do Sisal, cujo Centro de Referência em Atenção à Mulher (CR) foi inaugurado nesta segunda-feira (28/6), em Conceição do Coité.

Na semana passada, foi a vez do Recôncavo, que teve o seu primeiro Núcleo de Atenção à Mulher (NAM) inaugurado em Saubara. Lauro de Freitas, Juazeiro, Serrinha, Salvador, Camaçari, Candeias, Capela do Alto Alegre e Vitória da Conquista também já possuem unidades semelhantes.

Os equipamentos integram a Rede Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, prevista no Pacto Estadual de Políticas para as Mulheres, e são instalados a partir de parcerias entre a Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi) e os municípios.

A proposta é viabilizar uma ampla cadeia de atendimento à mulher em situação de violência, visando ao enfrentamento deste fenômeno social. Nessa perspectiva, os próximos municípios a inaugurar NAMs ou CRs serão Abaíra, Irecê, Feira de Santana, São Sebastião do Passé, Senhor do Bonfim, Taperoá, Valença, Paulo Afonso e Itapetinga.

Para implantar os equipamentos, são utilizados recursos de convênios firmados com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM/PR). “A tarefa é difícil e deve resultar de parcerias. Por isso precisamos nos unir na mobilização dos territórios pelo combate a esse problema, garantindo o suporte necessário”, afirmou a superintendente de Políticas para as Mulheres, Valdecir Nascimento.

A secretária de Promoção da Igualdade, Luiza Bairros, destacou a relevância das unidades de atendimento. “Precisamos ver esses espaços como importante ambiente de crescimento e fortalecimento pessoal e político dessas mulheres, além de um local onde elas possam encontrar suporte físico e psicológico”, explicou.

Homenagem

Em Saubara, a unidade leva o nome de Maria da Cruz dos Santos, uma das responsáveis pela manutenção da manifestação cultural Caretas do Mingau. A homenagem simboliza a importância das mulheres do Recôncavo nas lutas pela independência da Bahia.

Nas madrugadas daquele período, completamente vestidas com panos brancos, elas simulavam a venda de iguarias, quando, na verdade, as panelas pesadas nas cabeças continham farta munição e armamento para os soldados brasileiros.

De acordo com Márcia de Araújo, secretária de Ação Social de Saubara, a homenagem destaca mulheres que exerceram papel importante na história. “Dona Maria não foi vítima de nenhuma agressão ou violência. Por isso a escolhemos para que todas possam se espelhar nesse exemplo”, disse.

No Recôncavo, está prevista ainda a inauguração de outro NAM, em Maragojipe, e de um CR, em Cruz das Almas. A ação é articulada pelo Núcleo Intermunicipal de Políticas para as Mulheres do Recôncavo (Nipomur), em parceira com a Sepromi.

Fonte: Agecom Bahia