Sem categoria

Senado terá pauta mínima para votação até o final do ano

A retomada efetiva dos trabalhos legislativos no Senado, após o período eleitoral, continua na dependência de um número mínimo de parlamentares em Brasília que permita votar as matérias pendentes. De qualquer forma, as lideranças dos partidos da base do governo e da oposição devem se reunir na terça-feira (9) para tentar estabelecer uma pauta mínima que viabilize as atividades

"A expectativa é boa. Eu não sei é se haverá quórum", admitiu o vice-líder do governo no Senado, Gim Argello (PTB-DF). Essa também é a preocupação do presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Demóstenes Torres (DEM-GO). Ele disse ter conversado com o ministro de Relações Internacionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, e com o líder do governo na Casa, Romero Jucá (PMDB-RR), que concordam com a elaboração de uma pauta mínima de votações até o fim do ano.

Por outro lado, o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT), afirmou que a prioridade do Congresso até o fim do ano é votar o projeto de lei do Orçamento Geral da União para 2012. Na sexta-feira, o relator-geral Gim Argello enviou seu relatório preliminar à Comissão Mista de Orçamento. A expectativa do senador é que a matéria seja votada na reunião marcada para terça-feira.

Segundo Argello, o parecer será votado com o valor do salário mínimo de R$ 540. Agora, caso prospere a negociação entre o governo e as centrais sindicais, no máximo em dez dias, será feita uma emenda ao relatório com o novo valor do mínimo acordado. As centrais reivindicam um salário mínimo, em 2011, de R$ 580.

Da Redação, com informações do Terra