UBM-PI avança na luta pelos direitos da mulher com nova sede 

Entidade agora conta com prédio fixo no maior bairro de Teresina. Local será um aliado no fortalecimento do movimento de mulheres do Estado. 

Mulheres na inauguração da sede da UBM-PI - TVSurubim.com
A partir de agora, as teresinenses já tem um ponto fixo para localizar a UBM na capital. Na rua 54 S/N, Praça dos Correios, fica agora a representação da entidade, que foi inaugurada na última segunda-feira com presença de gestores, lideranças locais, representantes do movimento de mulheres e demais integrantes da sociedade civil.
 
Localizada no prédio que antes pertencia à Rádio Liberdade, a sede da UBM-PI será uma aliada luta em defesa dos direitos da mulher e no enfrentamento à violência. Zelma Cavalcante, presidente da UBM-PI relembrou a organização das mulheres no Estado, iniciada com a um grupo de militantes do PCdoB na década de 80 através da criação do CPM – Centro Popular da Mulher. Outra conquista foi a Delegacia da Mulher, criada em 1989, a última a ser instalada no Brasil, naquela época. 
 
 

Lideranças locais, representantes da sociedade civil e gestores compareceram ao evento

 
A delegada da Mulher Vilma Alves compareceu representando o Secretário Estadual de Segurança, Robert Rios. Durante sua fala, comentou o quanto ainda são numerosos e chocantes os casos de violência cometidos contra as mulheres no estado e a importância de entidades  de defesa dos direitos da mulheres pra auxiliar a efetiva aplicação da Lei Maria da Penha. 
 
Estiveram também presentes o Diretor Geral do DNOCS-PI e vice-presidente do PCdoB-PI, José Carvalho, prof. Elton Arruda – presidente da CTB-PI, Prof. Mário Ângelo – Presidente da ADUFPI, Raimundo Mendes – presidente da FAMEPI. 

 


UBM-PI agora tem endereço fixo
 
Para coordenar o Núcleo do Dirceu foram indicadas 6 mulheres da região, numa composição plural que retrata o perfil daquela que é maior região da capital do Piauí. A coordenação é composta por: Conceição Mendes – diretora da AMI, Silmara Castro – cantora, Patrícia Freitas – acadêmica de Direito e empresária, Laís Borba – diretora da UJS-PI, Adalgisa Costa – líder comunitária, e Maria José Sampaio – professora e empresária. Além de coordenadoras da UBM-PI /Dirceu, Conceição Mendes, Silmara Castro, Adalgisa Costa e Maria José Sampaio também são Conciliadoras da Justiça Comunitária na região. 

Da redação do Vermelho no Piauí, com informações da tvsurubim.com