Linha verde do metrô está mais lotada que trens

A linha 2-verde do metrô já atinge níveis de superlotação iguais aos registrados em linhas de trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que atendem regiões de periferia da capital.

Ela saiu de um patamar de 4,7 passageiros por m², em 2009, para 5,9 por m² em 2010, nos horários mais críticos do dia. O nível máximo de desconforto projetado é de 6 usuários por m².

A piora de 25% no aperto dentro dos vagões, conforme dados obtidos pela reportagem, foi a mais elevada entre as linhas do metrô em 2010.

A superlotação na linha 3-vermelha ainda é a mais grave do sistema –a demanda seria suficiente para espremer 10,9 pessoas por m².

A diferença é que na ligação que passa pela avenida Paulista a mudança é mais perceptível porque há pouco tempo ela tinha um nível de conforto em que os usuários nem se encostavam. Agora, a superlotação da linha nos horários de pico passou a ser pior que a de três das seis linhas de trens que atendem a periferia.

Na linha 8-diamante, que passa por Itapevi (Grande SP) e chega no centro de São Paulo, os picos foram de 5,8 por m². Na 12-safira, que atende a zona leste e Itaquaquecetuba (Grande SP), 5,5 por m². Na 9-esmeralda, que sai de Osasco (Grande SP), 4 por m².

O desconforto da linha verde é resultado do aumento de passageiros que beirou 13% no ano passado, incentivado pela abertura de novas estações, mas agravado pelos atrasos em melhorias que deveriam diminuir os intervalos entre os trens na plataforma.

A nova sinalização deve permitir menor distância entre os trens, reduzindo os intervalos. Era prevista para 2010. Mas só deve estar pronta no ano que vem. Dentro de dois meses, as estações Vila Prudente e Tamanduateí, que hoje funcionam das 8h às 17h, deverão funcionar das 4h40 até depois da meia-noite

A mudança, em um primeiro momento, deve agravar a lotação, mas a expectativa do Metrô é a de que, em seguida, a situação melhore, porque, com novas conexões, os passageiros serão redistribuídos pelas outras linhas.

Fonte: Agora S.Paulo