Sem categoria

Chávez anuncia criação do Sistema Nacional de Culturas Populares

 O presidente venezuelano Hugo Chávez anunciou nesta terça-feira, 1º, a criação do Sistema Nacional das Culturas Populares, que será operado por profissionais formados em Educação – Desenvolvimento Cultural do programa Missão Cultura.

Chávez anunciou a iniciativa durante o evento de diplomação realizado na véspera no teatro Teresa Carreño, no qual 848 novos profissionais receberam seu título emitido pela Universidade Nacional Experimental Simón Rodríguez.

O chefe de Estado destacou que este sistema nasce para aprofundar as manifestações culturais nas comunidades e, nesse sentido, enfatizou que a cultura tem que ser um instrumento de transformação do modo de viver.

Para que haja um modelo socialista, é preciso forjar uma consciência do dever coletivo, o qual deve estar presente entre o material e o espiritual.

O presidente pontuou que “devemos a um coletivo, a uma sociedade, a uma família, pelo que é necessário desenvolver a consciência do dever social”. É necessário – disse – “ir mais além da recuperação e preservação das tradições das raízes venezuelanas, pois a cultura tem que ser capaz de gerar novos valores”.

“Vocês têm que continuar nas universidades e nas comunidades como ativistas culturais para continuar forjando os novos valores que estão nascendo, acrescentou”, disse. Chávez insistiu em que para continuar aprofundando o desenvolvimento cultural, a Missão Cultura Coração a Dentro se estenderá por 15 estados do país.

O Sistema Nacional das Culturas Populares terá cinco programas estratégicos que estarão encaminhados a facilitar a transmissão e multiplicação das artes e saberes por parte dos artistas a toda a população, em especial as crianças e jovens. Chávez destinou 300 milhões de bolívares (cerca de 69 milhões de dólares) para a criação do programa.

Na véspera, um total de 3.215 estudantes foram graduados em Educação – Desenvolvimento Cultural pelo Missão Cultura em atos simultâneos efetuados em Caracas e em vários estados do país.

Fonte: Prensa Latina