Desgastado com PMDB, ex-ministro Temporão se filia ao PSB
Isolado dentro do PMDB, o ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão deve migrar para o PSB no dia 28, no Rio de Janeiro. A filiação faz parte da estratégia do presidente nacional do PSB, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, de fortalecer o partido na região Sudeste.
Publicado 17/03/2011 13:43
A princípio, Temporão diz que não deve se candidatar à Prefeitura do Rio, em 2012. "Em um primeiro momento, não pretendo me candidatar. Com as obras da Copa e da Olimpíada, o prefeito [Eduardo Paes, do PMDB] torna-se imbatível", comentou. No entanto, o ex-ministro tergiversou sobre uma possível candidatura em 2014.
A migração do ex-ministro foi negociada com Eduardo Campos e com o vice-presidente do PSB, Roberto Amaral. "É um partido que tem mais a ver com o meu perfil de esquerda", disse Temporão, ao participar do seminário "Perspectivas no setor de saúde do Brasil", promovido pelo jornal Valor Econômico, em São Paulo. O ex-ministro foi homenageado pela Iterfarma durante o evento,
Conhecido pela militância no movimento sanitário, Temporão se desgastou com o PMDB durante sua gestão na Saúde, no segundo mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Um dos embates foi com peemedebistas que ocupavam a Funasa, associados por Temporão a condutas ilícitas.
Fora do Planalto, o ex-ministro — que é médico infectologista — voltou à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na qual leciona há 30 anos. Temporão atua agora como pesquisador do Centro de Relações Internacionais em Saúde da fundação, no Rio de Janeiro.
Da Redação, com agências