Seminário sobre a capital é sucesso e prepara PCdoB para 2012

Evento deste sábado (02) apresentou dados, história e desafios para o PCdoB para a construção de um projeto político para a cidade de São Paulo.

Mais de 150 pessoas compareceram ao auditório do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo para participar do Seminário Rumos e Desafios para a cidade de São Paulo. A abertura do Seminário ficou por conta de Walter Sorrentino, Secretário Nacional de Organização do PCdoB, que tratou sobre os desafios do PCdoB para o próximo período. Destaque para a ousadia do PCdoB da Capital de encampar, já nas eleições de 2012, um projeto político audacioso, que conta com uma chapa própria para vereadores e um candidato a prefeito na principal cidade do país.

São Paulo e a Realidade Socioeconômica

O primeiro debate contou com a participação de André Gutierrez, técnico da secretaria de Desenvolvimento Urbano da cidade, Renato Meirelles do Instituto Data Popular e Penha Pacca, arquiteta e assessora parlamentar do vereador Jamil Murad.

Meirelles foi o primeiro a falar e apresentou dados de pesquisa feita pelo Instituto Data Popular, que demonstraram o aumento do poder de compra das classes C e D, fruto da política de distribuição de renda dos 8 anos do governo Lula. Destacou ainda uma pesquisa que mostra que o poder de compra da periferia da cidade de São Paulo aumentou, enquanto o da região central diminuiu nos últimos 5 anos.

Em seguida Gutierrez, representante da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, trouxe dados e números do investimento da prefeitura nos últimos 5 anos na cidade, apresentou também o projeto de Operação Urbana da Água Espraiada.

A arquiteta Penha Pacca apresentou dados do estudo realizado pela Rede Nossa São Paulo e contestou a Operação Urbana Água Espraiada, principalmente por se tratar de uma parceria público privada a prefeitura já teria que pagar o lucro esperado pelos investidores.
O vereador do PCdoB Netinho de Paula, finalizou com comentários sobre as apresentações e atentou principalmente para que o "PCdoB não é apenas o partido do esporte e que o PCdoB está preparado para ter um projeto próprio para 2012."

Política urbana e as desigualdades sociais

A segunda parte do seminário contou com a participação do urbanista Kazuo Nakano e da arquiteta Rosana Miranda, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

Nakano iniciou a sua apresentação destacando a origem do mercado imobiliário a "Lei da Terra" que foi idealizada em meados do século XIX e trata de que a pessoa que quiser ser dona de um lote de terra, teria que comprar a mesma, ela não mais era cedida pela coroa. Para Nakano essa lei que rege hoje o mercado imobiliário. "Hoje o trabalhador que quiser comprar um terreno, ou junta muito dinheiro, ou parte para informalidade e acaba comprando terra de grileiros, que geralmente essas terras são em áreas de risco, de manancial e sem estrutura alguma". Salientou ainda que as grandes construtoras pensam primeiramente no quanto de lucro que elas querem ter e por isso fazem investimentos apenas onde terão retorno financeiro, e que o governo tem que ser capaz de responder ao anseio do povo à seu direito pela moradia.

A professora Rosana Miranda trouxe elementos históricos do desenvolvimento da cidade. Embora tenha mais de 500 anos, São Paulo cresceu desenfreadamente à partir da década de 50. Esse crescimento desordenado gerou uma série de transtornos que conhecemos até hoje.

O vereador e líder da bancada do PCdoB na Câmara Jamil Murad fechou o debate, elencando o protagonismo do PCdoB em realizar um seminário dessa magnitude e como o PCdoB pode e deve jogar um papel protagonista nas eleições 2012.

Para o presidente do PCdoB da Capital, Wander Geraldo, o seminário é o início de uma série de debates que o partido vai desenvolver para preparar a militância e o partido para o projeto eleitoral 2012.

De São Paulo, Ricardo dos Reis