Ex-jogador Bobô e 250 lideranças se filiam ao PCdoB-BA

Na noite desta segunda-feira (4) aconteceu um grande ato de filiação ao PCdoB na Bahia, quando 250 lideranças se filiaram, entre as quais o ex-jogador do Bahia e atual superintendente da Sudesb, Raimundo Nonato (Bobô). O evento, realizado no Hotel Sol Barra, em Salvador, contou ainda com a presença do ministro do Esporte, Orlando Silva, prefeitos e lideranças de outros partidos.

Filiações ao PCdoB em Salvador

“Sejam muito benvindos. Nós temos muito orgulho em receber cada um de vocês no PCdoB. Quero lembrar que hoje vocês não estão se filiando simplesmente a um partido político, estão se filiando a um programa, a um projeto político que estamos construindo para o Brasil. Estão se filiando a uma história de luta de 89 anos, a homens e mulheres que acreditam que é possível construir um Brasil mais igual, livre e com desenvolvimento social”, disse o presidente do PCdoB na Bahia, Daniel Almeida, a uma plateia formada principalmente por pessoas ligadas ao esporte.

Mas não foram apenas os esportistas que assinaram a ficha de filiação durante o evento. Muitas lideranças sociais também aproveitaram a oportunidade para ingressar formalmente no PCdoB. Foi o caso do líder comunitário do Nordeste de Amaralina Gilvan Bispo, que se filiou ao PCdoB com mais 107 pessoas do bairro. “Queria dizer para vocês que hoje é um dia muito importante para mim, porque estou me filiando ao PCdoB. E posso dizer que mesmo sendo novo filiado, já estou me sentindo em casa”, declarou.

A professora Marli Josefina, ex-coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, também assinou a ficha de filiação. “Eu me filiei ao PCdoB pela seriedade do trabalho que ele desenvolve. Eu já estou namorando o partido há mais ou menos 10 anos, mas agora conheci mais de perto o trabalho da vereadora Olívia Santana e me identifiquei com a luta e a coerência de suas ações. Por isso decidi me filiar formalmente ao partido que desenvolve um trabalho voltado para a igualdade racial”, afirmou.

Representatividade

A festa de recepção de novos filiados serviu também para mostrar o respeito que o PCdoB tem de lideranças de outros partidos. O secretário estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro (PT); o prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Machado (PT); a prefeita de Itiúba, Cecília Petrina de Carvalho (PT); o prefeito de Jaguarari, Antonio Ferreira (PT), e muitas outras lideranças ligadas ao Partido dos Trabalhadores prestigiaram o evento.

Na mesa, além das lideranças locais, o ministro do Esporte, Orlando Silva, que fez questão de falar para os novos filiados o que significava ser militante do PCdoB. “É com muita felicidade que recebemos todos vocês no nosso partido. No PCdoB aprendemos desde cedo que todos são iguais, que não há diferença entre os militantes. Por isso eu estou aqui para falar para vocês, não como ministro, mas como um militante do PCdoB. Nos orgulhamos de ser o partido mais antigo do Brasil. Em 1922 eram só poucos operários e hoje são mais de 300 mil filiados em todo o Brasil. Hoje temos intelectuais, esportistas, operários, artistas e muita gente do povo, porque o PCdoB é o partido da diversidade. O partido dos jovens, das mulheres e não por acaso, o único partido a apoiar a candidatura de Lula desde o primeiro momento. A eleição de Lula mostra que um operário pode administrar e mudar o país. O PCdoB acredita exatamente nisso, que nós construímos este país com o nosso trabalho e temos o direito de usufruir também das riquezas que ele produz”, ressaltou o ministro.

Um dos novos filiados mais emocionados era o ex-jogador de futebol Bobô. Ele, que foi citado diversas vezes durante os discursos das outras lideranças políticas, fez questão de agradecer por aquele momento. “Eu namorei quase três anos com o PCdoB, antes de me decidir, mas sabia que o meu lugar era aqui, pois há muito tempo que acredito nos mesmos ideais defendidos pelo partido. Estou assinando aqui não apenas uma ficha de filiação, mas estou abrindo aqui um novo horizonte para mim. Queria dizer que me sinto muito honrado em fazer parte deste time, que só tem gente séria e comprometida. Por isso, estou convencido que esta foi a melhor decisão que tomei na minha vida”, concluiu o novo comunista.

Para o presidente do PCdoB em Salvador, Geraldo Galindo, o ato foi extremamente vitorioso. "Agora vamos manter a campanha de filiação, conforme definida pelo Comitê Central, fortalecer as nossas fileiras e trazer esta militância que chega para que se transforme em militantes, com a formação política e teórica, pois não basta filiar, nós vamos também formar todas estes novos filiados”, declarou Galindo.

Além das lideranças já citadas, também participaram da mesa do evento: a deputada federal Alice Portugal; os deputados estaduais Álvaro Gomes, Jean Fabrício e Kelly Magalhães; o secretário da Secopa, Ney Campello; as vereadoras Aladilce Souza e Olívia Santana, além de Elias Dourado, representante da Setre Bahia.

De Salvador,
Eliane Costa