Governador vai a Brasília solicitar revisão da dívida do Piauí

O governador Wilson Martins cumpre nesta quarta-feira (13), agenda oficial em Brasília. De acordo com o governador, as reuniões mais importantes do dia serão com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e representantes da Secretaria do Tesouro Nacional. Na pauta: revisão da dívida pública do Estado, Plano Plurianual (PPA) 2012/2015 e Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

Wilson Martins - Reprodução
                 “Temos hoje uma grande capacidade de endividamento, mas temos uma dívida de 2,4 bilhões de reais contraída ao longo de muitos governos. Em 2010, pagamos 800 milhões; este ano, vamos pagar em torno de 780 milhões. A estimativa é de que em 2012 paguemos 800 milhões. Se conseguíssemos revisar ou alongar ao menos metade dessa dívida já passaríamos a ter uma capacidade de investimento sensacional”, explicou o governador. A proposta da Comissão de Gestão Financeira do Governo do Estado é revisar a dívida e alongamento do seu pagamento em 15 anos.

                   “A ministra (Miriam Belchior) é também coordenadora do PAC. Vamos conversar com ela sobre as desapropriações dos lotes cinco e seis, que têm nos dado certo trabalho. Vamos também falar com ela sobre o PPA da União, para que possamos casar as prioridades do nosso PPA com o do Governo Federal”, acrescentou o governador.

                    Wilson Martins informou ainda que há possibilidade de realização de audiência com representantes do Ministério do Meio Ambiente, para tratar sobre a liberação de indenização de R$ 100 milhões por conta da cessão das terras da Serra Vermelha à União, e com o presidente da Infraero, Gustavo Vale, para discutir o projeto de reforma do Aeroporto Senador Petrônio Portela. “São mais de 10 milhões de reais assegurados através do PAC, para modernização do aeroporto, ampliação do terminal. É um investimento muito importante”, comentou o governador.

Reprodução: acessepiaui.com