Domingo é dia de caminhar contra o crack

Envolver a sociedade na luta contra o avanço do crack é um dos objetivos da caminhada Piauí sem Drogas, evento promovido pelo Governo do Estado através da Câmara de Enfrentamento ao Crack, que acontece neste domingo (17), a partir das 8h, com concentração em frente ao Palácio de Karnak.

Campanha de combate ao crack - internet
         Órgãos do governo do Estado, Prefeitura de Teresina, professores, associações de moradores e agentes culturais estão envolvidos na mobilização de participantes para o evento. Só a Associação de Moradores da Vila Operária pretende levar mais de 150 pessoas para a caminhada. O presidente da entidade, Daniel Rodrigues, tem realizado um trabalho voluntário de conscientização dos moradores sobre a importância de cada um se posicionar nesse momento, em que a sociedade tem a chance de se manifestar a favor da vida e contra o crack.

         “Nós andamos na comunidade e enxergamos como esse problema está próximo das famílias. Por isso resolvemos nos envolver, fazendo um apelo para cada indivíduo, que cada um venha com o coração aberto para participar dessa caminhada, uma iniciativa importante, pois o crack afeta a vida de todos nós”, afirma Daniel. Segundo ele, a Associação de Moradores da Vila Operária tem trabalhado em parceria com outras associações de bairros nessa mobilização. “Só da Vila Bandeirante, esperamos levar outras 80 pessoas para a caminhada”, diz.
 
          Um total de 20 ônibus cedidos pelo Setut (Sindicato das Empresas de Transporte Urbano) fará o transporte dos participantes diretamente dos bairros para o ponto de concentração da caminhada. “Estamos conseguindo o apoio de diversas instituições, são órgãos públicos e entidades privadas que estão se conscientizando sobre a importância de discutir esse tema e combater não só o crack, como todas as drogas”, afirma Zita Vilar, secretária executiva da Câmara de Enfrentamento.

           Vários agentes estão focados na mobilização da população. Durante toda esta quinta-feira (14), integrantes da Coordenadoria Estadual da Juventude (Cojuv) estão visitando escolas da rede privada de ensino para convocar os estudantes a participar da caminhada Piauí Sem Drogas. No turno da noite, o foco são as faculdades privadas. Além da Cojuv, as secretarias de Educação e Saúde, Polícia Militar, Agespisa, Prefeitura Municipal de Teresina, Fundac e Strans estão especialmente envolvidos na organização do evento.
Programação definida
 
             A concentração para a caminhada Piauí sem Drogas acontece a partir das 8h, no Palácio de Karnak. Antes da saída, um culto ecumênico reunindo representantes da Igreja Católica, Evangélica, Federação Espírita do Piauí e da Umbanda marca o início da caminhada. Após a partida, os participantes seguem na Avenida Frei Serafim, passam pela Rua Goiás, com chegada no pátio do prédio da Assembleia Legislativa (Alepi). Uma programação cultural, com participação de grupos de capoeira e de dança, DJ e apresentação musical de Jerônimo da Rocha e Edvaldo Nascimento conclui o evento.

             A expectativa é que a caminhada reúna pelo menos cinco mil pessoas. Os organizadores pedem que todos os participantes usem branco, em uma demonstração da busca pela paz, com um Estado livre das drogas. “Quem já tem a blusa da nossa campanha pode ir vestido nela. O importante é que todos estejam de branco, para simbolizar essa paz que nós buscamos”, afirma Zita Vilar.

              Os ônibus disponibilizados pelo Setut para transporte dos participantes dacaminhada Piauí Sem Drogas partem, às 7h do domingo, dos bairros Vila Operária, Pirajá, Primavera, Mocambinho, Dirceu, Parque Piauí, Poti Velho, São João, Vila Irmã Dulce, Buenos Aires, Santa Maria da Codipi e Todos os Santos. Mais informações sobre as linhas de ônibus ou sobre a caminhada Piauí Sem Drogas podem ser obtidas através do telefone da Câmara de Enfrentamento (86) 3216 5004.

CCOM – Piauí