Rádio: Comunicadores Populares terão formação sobre DSTs/Aids

O curso é fruto de parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e a Abraço-Ce

Por meio da Coordenação Municipal de DST/Aids e a Associação Brasileira de Rádios Comunitárias – Ceará (Abraço-Ce), em uma articulação da Coordenadoria de Comunicação Popular e Alternativa – Prefeitura de Fortaleza – será realizado mais uma formação para comunicadores populares da nossa cidade. O curso acontece na próxima sexta (20) e sábado (21), e busca acrescentar conhecimentos radiofônicos e aprofundar o debate sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids. A capacitação é gratuita. Ao todo, são disponíveis 30 vagas.

A formação, no período da manhã, acontece no Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos (Imparh), com início, às 8 horas. Nesse período, serão discutidas as DSTs, sexualidade e Políticas Públicas, e desenvolvido produção radiofônica de campanhas educativas. Também acontecerá a entrega do certificado da formação anterior (Rádio Educativo Popular – Assistência Social como Direito) com a assessora da Coordenadoria de Comunicação Popular e Alternativa, Joana Dutra. No segundo período, à tarde, os participantes seguem para o estúdio de rádio da Faculdade 7 de Setembro. Nesse momento, é realizada a produção de radio-revista educativa com atividades de locução, gravação e edição das produções.

"A parceria do Núcleo de Comunicação Popular e Alternativa com a Abraço (Ce) veio para contribuir com a qualificação dos Comunicadores Populares, e para fortalecer a construção de conteúdos educativos e de promoção da cidadania. Nesta edição, abordaremos uma temática muito cara para toda a sociedade, além de potencializar a integração das comunidades", avalia Joana Dutra. A jornalista destaca ainda o importante papel de mobilização e difusão da cultura e educação na comunidade realizada pelos comunicadores alternativos. A formação faz parte de uma série de capacitações que é ofertado pela Coordenadoria de Comunicação Popular e Alternativa aos veículos de comunicação comunitária do município de Fortaleza, apoiados pela Prefeitura.

A oficina pretende inserir os participantes nas discussões sobre Saúde Pública. Será elaborado roteiro para rádio-revista, vinhetas, radiodrama entre outros gêneros radiofônicos. A capacitação contará com a presença do jornalista Ismar Capistrano (Abraço) e a coordenadora de DST, Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Renata Mota.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza