Deputada Leci Brandão propõe metrô 24 horas aos finais de semana

Quatro milhões de pessoas participaram da 7ª Virada Cultural da cidade de São Paulo, apontam dados da organização. Parte do público foi beneficiado pelo funcionamento 24 horas das estações de metrô durante o evento, o que garantiu o acesso às opções oferecidas pelo evento. O Projeto de Lei 379/2011, protocolado pela deputada estadual Leci Brandão (PCdoB-SP), neste mês, propõe ampliar a ideia para todos os finais de semana.

Leci Brandão protocola seu primeiro Projeto de Lei

“Muitas pessoas que vivem em São Paulo não conhecem a vida cultural da cidade. O Projeto de Lei quer democratizar o acesso oferecendo transporte público para que essas opções sejam de fato para todos”, explicou a deputada Leci Brandão(PCdoB-SP). De acordo com o PL, “os trens passarão a cada 30 minutos nas estações considerando-se o horário compreendido entre 01:00(uma) e 05:00(cinco) horas”.

É o primeiro projeto de Lei da deputada que iniciou neste ano a vida parlamentar. “Os beneficiados serão, entre outros, a população em geral, principalmente os que dependem do transporte público e os turistas que circulam por São Paulo”, afirmou Leci. Para ela, a virada cultural, que se tornou marca da cidade de São Paulo, atrairia menos público sem o funcionamento do metrô 24 horas nessa ocasião.

Vida noturna

O metroviário Onofre de Jesus vê com bons olhos o PL 379. Para ele, que é da Secretaria de serviços públicos e do trabalhador público da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), os trabalhadores noturnos terão direito ao transporte público assim como aqueles que trabalham durante o dia.

“O metrô só funciona até meia-noite mas a cidade de São Paulo é 24 horas funcionando”, lembrou Onofre. De acordo com ele, o comércio noturno será aquecido assim como o mercado de trabalho. “Será preciso contratar mão-de-obra, o que significa dar oportunidade a quem está desempregado”, complementou.