Adelino Ramos é assassinado no sul de Lábrea

O agricultor Adelino Ramos,57, foi assassinado na manhã de hoje, no município de Vista Alegre do Abunã, em Rondônia. Conhecido como Dinho, Adelino morava num assentamento localizado no sul de Lábrea e estava com a família levando seus produtos para comercializar numa feira quando foi atingido pelos tiros. Seis deles atingiram seu corpo. O agricultor ainda foi socorrido e levado para um hospital em Extrema, mas não resistiu aos ferimentos.

Dinho - Jimmy Christian

Dinho era líder do Movimento Camponês Corumbiara (MCC) e morava no Projeto de Assentamento Florestal Curuquetê, do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) com outras famílias. Eles buscavam regularizar sua produção e tinham alguns programas desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror).

As ameaças de morte são frequentes na região do sul de Lábrea. Há dois meses o gerente do Idam de Nova Califórnia, Geraldo Cáceres, pediu socorro da Sepror por causa das ameaças. A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) enviou uma equipe do Batalhão Raio para o local, mas Cáceres foi removido do local para evitar sua morte.

A luta de Dinho era pela regularização fundiária, reforma agrária e organização dos trabalhadores rurais.

Amigo pessoal de Dinho, o secretário Eron Bezerra explica que a região é conflituosa. “São madeireiros que atuam de forma irregular que não querem organização e nem a presença do Estado. Para eles não interessa. Significa ameaça. Dinho foi mais uma vítima dessas pessoas”, declarou.

Bezerra acionou novamente a SSP para evitar novas mortes no local. O secretário Zulmar Pimentel comprometeu-se em averiguar o caso.

Movimento Camponês Corumbiara
O Movimento Camponês Corumbiara (MCC) nasceu após o massacre de Corumbiara, em Rondônia, em fevereiro de 1996, com objetivo de dar continuidade na luta pelos camponeses sem terra.

De Manaus,
Mariane Cruz