Sem categoria

Jornal britânico 'The Guardian' vai priorizar edição digital

O jornal londrino "The Guardian" decidiu priorizar a edição digital no lugar do formato impresso. O comunicado aos funcionários do jornal foi feito hoje por Alan Rusbridger, diretor do jornal, e pelo conselheiro Andrew Miller.

Ainda não há uma data para que "The Guardian" deixe de circular no formato impresso. Nos próximos meses, as edições de segunda a sexta-feira terão menos páginas e notícias diárias e mais análises e grandes reportagens.

Depois será a vez da edição de sábado e do The Observer, que circula aos domingos, passarem por reformulações.

De acordo com "El País", a partir de agora haverá desvios de recursos para o formato digital, o que, ainda segundo o jornal espanhol, Rusbridger declarou ser o futuro de "The Guardian".

Em maio, a edição digital do jornal londrino teve 50 milhões de leitores únicos mensais e 2,8 milhões de leitores únicos por dia. Atualmente, a edição digital de "The Guardian" lucra entre 35 e 40 milhões de euros por ano. A expectativa é que essa cifra chegue a 90 milhões de euros em cinco anos.

A edição impressa fechou o ano fiscal em março com lucro em torno de 228 milhões de euros, 10% a menos que no ano fiscal anterior.