Sem categoria

PR: Estudantes ocupam terreno em defesa de sua entidade estadual

Estudantes ocuparam o terreno que abrigava a sede da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes), na manhã de quarta-feira (29), para que o espaço seja mantido. Na última terça-feira (28), uma incorporadora que havia comprado o terreno recebeu o direito de posse. Mas os jovens lutam para que o lugar continue servindo aos estudantes.

De acordo com a União Paranaense dos Estudantes (UPE), o terreno – localizado na Rua Marechal Mallet, no bairro Juvevê – foi vendido de forma irregular por um valor muito abaixo do praticado no mercado. Em 2009, uma manifestação reuniu mais de 100 estudantes que acamparam no terreno para impedir que o local fosse ocupado pela incorporadora. O diretor da UPE Allyson Bordi de Oliveira lembra que eles foram tratados com violência. “Vários estudantes ficaram feridos”.

Agora, a UPES está mobilizando estudantes de várias escolas para se juntarem ao protesto, que novamente luta para que a sede continue como está. O acampamento não tem prazo para terminar. “A decisão de dar a posse para a incorporadora foi arbitrária. Vamos entrar com recurso para tentar reverter essa situação”, afirma Oliveira.

O diretor da entidade salienta a importância histórica da sede, que tem 65 anos de fundação. O terreno tem 286 metros quadrados. “É um patrimônio histórico e político que tem um valor imaterial. Esse lugar pertence a todos os estudantes do Paraná”, afirma Allyson.

Fonte: Jornal O Estado do Paraná