Sem categoria

Disco reúne canções censuradas de Mercedes Sosa

As canções de Mercedes Sosa que a última ditadura militar argentina proibiu difundir foram reunidas em um disco, "Censurada", cuja saída ao mercado se anunciou esta semana, em Buenos Aires

Considerado um verdadeiro depoimento histórico de uma voz única e essencial da música local, o disco é composto por 15 músicas, incluídos algumas que foram gravados só em formatos single ou doble.

Títulos como Te recuerdo Amanda, de Víctor Jara; Adiós a Belgrano, de Félix Luna e Ariel Ramírez; Canção de longe, composta por Armando Tejada e César Isella; e Menino de manhã, do próprio Luna e Graciela Yuste, figuram entre os incluídos no CD, que estará à venda nos próximos dias.

Uma fotografia do passaporte da "Negra" Sosa e sua impressão digital, sintetizando o conceito de censura no período 1976-1982, constituem a arte de capa da produção, que apresenta um cuidado trabalho de restauração sonora.

No disco, disse a agência de notícias Télam, conseguiu-se o melhor som possível respeitando a estética original dos registros e recuperando versões de temas que não tinham sido editadas anteriormente em formato CD.

"Censurada" inclui também os dados precisos das gravações originais, comentadas pelo reconhecido crítico Diego Fischerman, quem teve a seu cargo a curadoria da edição.

Com Prensa Latina