Disco reúne canções censuradas de Mercedes Sosa
As canções de Mercedes Sosa que a última ditadura militar argentina proibiu difundir foram reunidas em um disco, "Censurada", cuja saída ao mercado se anunciou esta semana, em Buenos Aires
Publicado 23/08/2011 11:15
Considerado um verdadeiro depoimento histórico de uma voz única e essencial da música local, o disco é composto por 15 músicas, incluídos algumas que foram gravados só em formatos single ou doble.
Títulos como Te recuerdo Amanda, de Víctor Jara; Adiós a Belgrano, de Félix Luna e Ariel Ramírez; Canção de longe, composta por Armando Tejada e César Isella; e Menino de manhã, do próprio Luna e Graciela Yuste, figuram entre os incluídos no CD, que estará à venda nos próximos dias.
Uma fotografia do passaporte da "Negra" Sosa e sua impressão digital, sintetizando o conceito de censura no período 1976-1982, constituem a arte de capa da produção, que apresenta um cuidado trabalho de restauração sonora.
No disco, disse a agência de notícias Télam, conseguiu-se o melhor som possível respeitando a estética original dos registros e recuperando versões de temas que não tinham sido editadas anteriormente em formato CD.
"Censurada" inclui também os dados precisos das gravações originais, comentadas pelo reconhecido crítico Diego Fischerman, quem teve a seu cargo a curadoria da edição.
Com Prensa Latina