Luciano Siqueira: PCdoB estuda cenário com vários candidatos

Embora o discurso oficial seja de que eleição só se discute em 2012, o PCdoB reúne o comitê municipal no próximo sábado (5) para deliberar como o partido irá se comportar no caso de um cenário de múltiplas candidaturas.

Em entrevista ontem à rádio JC/CBN, o deputado estadual Luciano Siqueira (PCdoB) lembrou que o partido trabalha atualmente com a hipótese de candidato único da Frente Popular, mas que isso não impede os comunistas de pensarem num plano B em caso de vários nomes. Incluindo o de não apoiar a reeleição do atual prefeito, João da Costa. “Não está escrito em lugar algum que o PCdoB tenha obrigatoriamente que estar com o PT”, afirmou Siqueira.

Diplomático como de costume, o deputado lembrou que o PCdoB colabora com a gestão petista no Recife e que aprova o plano de governo de João da Costa. A ressalva, registrada inclusive no documento elaborado na Convenção Municipal dos comunistas, há cerca de dois meses, recai sobre os procedimentos “administrativos e políticos”, que deveriam ser aprimorados. Qualidades que Luciano Siqueira reconhece serem pertinentes ao gestor, no caso, o prefeito.

Luciano vê com naturalidade a movimentação dos partidos visando 2012. Tão natural que não entende o porquê do alvoroço na Frente Popular. “Pensar em lançar uma candidatura própria não deve ser encarado como deslealdade de um componente da frente em relação aos outros, mas uma atitude legítima e que não tira o pedaço de ninguém.”

Sobre a hipótese de, num gesto contrário, o PCdoB repetir a dose “dos anos João Paulo” e ocupar a vaga de vice na chapa de reeleição de João da Costa atualmente com o PSB, mas fortemente ameaçada de deserção no caso de uma cada vez mais evidente candidatura socialista, o deputado estadual desconversa. “Vice é a última coisa que se discute numa eleição”, diz, com a experiência de quem ocupou a função na PCR, de 2001 a 2008.

Fonte: Jornal do Commercio