Campanha de Desarmamento já começou no Estado

 A previsão é que em todo o Estado seja criado dez posto de recolhimento, oito a mais que ano passado

Desarmamento - Kalberto Rodrigues

A Campanha de Desarmamento já foi retomada no Piauí. Esse ano, a campanha contará com novos postos de recolhimento, localizados principalmente no interior do Estado. No momento apenas dois postos estão recebendo as armas e, a partir da segunda quinzena de janeiro, os novos postos estarão aptos a fazer o recolhimento.

Ano passado, o Piauí teve um baixo desempenho no número de armas recolhidas, isso quando comparado com os outros estados da federação. “Vários fatores contribuíram para isso, um deles é que tínhamos apenas dois postos de atendimento. Esse ano, a proposta é de termos dez postos de recolhimento, com um número maior nas cidades do interior do Estado”, explicou o delegado João Paulo de Lima, gerente de Armas e Munição da Polícia Civil do Piauí. O delegado esclareceu ainda, que o Piauí pouco sofre com problemas de armas como os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, sendo que no Piauí dificilmente se encontra armas de grosso calibre, mas que é necessário a divulgação da importância e dos objetivos do desarmamento para a população.

As pessoas que desejam entregar voluntariamente sua arma devem primeiramente preencher guia de trânsito para o recolhimento de armas, que poderá ser obtida ou expedida pela internet, no site da Polícia Federal (dpf.gov.br), no link Entregue sua arma.

Os primeiros postos de atendimento para o recolhimento das armas será o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, localizado no Bairro Ilhotas, e a Gerência de Armas e Munição da Polícia Civil, localizada na Praça Saraiva. “Em Teresina, está cadastrado o Comando Geral da PM e a Gerência de Armas e Munição. Em seguida, estaremos cadastrando vários postos, tanto da polícia militar como da polícia civil no interior e delegacias regionais nos lugares que estiverem mais bem estruturadas”, explicou.

De acordo com o delegado, o cidadão que entregar a arma de fogo e os acessórios como cartucho, carregadores e lunetas ou munição não necessitará ser identificado. Todas as pessoas que entregarem voluntariamente a arma terão direito à indenização, que pode variar de R$ 100 até R$ 300, conforme estabelecido pelo Ministério da Justiça. O dinheiro poderá ser retirado em qualquer posto de autoatendimento do Banco do Brasil. A indenização ficará disponibilizada em 24 horas e estará disponível para saque em um prazo de até 30 dias, após a entrega da arma.

A campanha continuará durante todo o ano de 2012. A mesma, que teve início em 2011, vem acontecendo em todos os estados, através de uma parceria com o Ministério da Justiça.

Fonte: www.piaui.pi.gov.br