Luciano destaca papel inovador do ITEP

O deputado estadual Luciano Siqueira apresentou nesta segunda-feira (16), na Assembleia Legislativa de Pernambuco, requerimento em que parabeniza o Instituto de Tecnologia de Pernambuco – Itep pela recondução de Frederico Montenegro ao cargo de presidente da instituição para o período de 2012/2016. A posse aconteceu na última quinta-feira (12), em solenidade presidida pelo secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Marcelino Granja.

Na opinião de Luciano, o ITEP cumpre papel estratégico para a formação e capacitação de recursos humanos e para o incremento da inovação tecnológica em Pernambuco. "A recondução de Frederico Montenegro como presidente nos dá a segurança de que a instituição prosseguirá a sua trajetória vitoriosa", acredita.

Na solenidade, o presidente Frederico Montenegro afirmou que a nova gestão se pautará por quatro eixos norteadores: promover a qualidade da gestão e a sustentabilidade do Itep; valorizar a memória institucional, fortalecer a gestão de pessoas e apoiar, com soluções tecnológicas, o desenvolvimento sustentável do Estado e do Nordeste. Entre as ações que serão prioridade da nova gestão destacam-se o apoio a novos empreendimentos nos setores de petróleo, gás, offshore, naval e automobilístico, através da Rede Tecnológica Metal-Mecânica; e a consolidação do Itep como organismo certificador de produtos industrializados e de certificação de pessoas.

“O Itep desempenha hoje importante papel de levar a Ciência e a Tecnologia para todos os Arranjos Produtivos do Estado”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Recife, José Bertotti. Também estavam presentes na solenidade o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, o secretário de Educação, Anderson Gomes; o diretor do Campus Recife do Instituto Federal de Educação (IFPE), Valbérico Cardoso; e os pró-reitores de Planejamento, Hermano Perrelli, e de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPE, Francisco Ramos, além de representantes de vários municípios do Estado.

Apoio às cadeias produtivas

Em 2012 o Itep completa 70 anos. Criado em 1942 pelo então interventor Agamenon Magalhães para dar assistência tecnológica às atividades de Engenharia Civil no Estado, o instituto expandiu sua atuação para áreas como Meio Ambiente, Alimentos, Materiais, Química, Incubação de Empresas, Metrologia, Geoinformação, Meteorologia, Educação Profissional, Arranjos Produtivos e Educação Profissional, entre outros, em atendimento às demandas do desenvolvimento do Estado. Atualmente o Instituto presta serviços a empresas públicas ou privadas, apoia processos de incubação de empresas e desenvolve a gestão de arranjos e cadeias produtivas locais.

Fonte Site de Luciano Siqueira