Estudantes da UNB decidem por greve em apoio aos professores
A assembleia geral dos estudantes da UnB deflagrou greve da categoria no início da tarde desta quinta-feira, 24 de maio. O movimento segue a paralisação dos professores da Universidade, iniciada há uma semana, e contou com o apoio quase unânime dos alunos presentes.
Publicado 25/05/2012 10:55 | Editado 04/03/2020 16:41
O presidente da União Nacional dos Estudantes –UNE–, Daniel Iliescu, participou da assembleia e declarou que ‘’a UNE apoia a greve e é solidária à luta dos professores por um plano de carreira e por melhores salários, ao passo que o movimento passa a ser importante também para conseguirmos mais qualidade e eficiência ao processo de reestruturação e expansão das universidades, com a valorização do professor, mais recursos para a assistência estudantil e ampliação das bolsas de pesquisa e extensão’’.
Segundo o Diretório Central dos Estudantes (DCE), a lista de presença teve 431 assinaturas, mas o vão da entrada norte do Instituto Central de Ciências (ICC), local conhecido por Ceubinho, ficou praticamente lotado, indicando uma presença de aproximadamente 600 estudantes. O número supera as assembleias estudantis realizadas nos últimos quatro anos. “Só é comparável à ocupação da reitoria, em 2008”, avaliou Heitor Claro, estudante de Economia, em referência as mobilizações que culminaram na queda do então reitor Timothy Mulholland. “Das assembleias que já participei, sem dúvida essa foi a mais lotada desde a ocupação”, concordou Pedro Henrique, estudante do 10º semestre de Medicina e que acompanhou o movimento da época. “O movimento estudantil, historicamente, nunca se posicionou contra uma greve. É um instrumento de luta e temos nossa própria pauta”, comentou Diogo Ramalho, estudante de Letras, que fez uma das falas de apoio à declaração de greve.
A assembleia aprovou moção de apoio à greve dos professores. “A pauta dos professores não é exclusivamente salarial, mas por melhores condições de trabalho, como plano de carreira, e isso tem a ver com os estudantes. Nossa responsabilidade é dar continuidade ao processo nacional”, afirmou Lucas Brito, estudante de Serviço Social. “A greve já tem mais de 40 universidades e institutos federais envolvidos. Com uma adesão dessas, alguma coisa só pode estar errada”, comentou Isabela Aysha, estudante de Letras.
Na opinião da estudante de Pedagogia Patrícia de Matos, que é representante da UNE em Brasília, o apoio à greve dos professores é importante por se tratar da luta por melhoria das condições ensino, “queremos que seja agregado à pauta de reivindicação, 10% do PIB para a educação e 50% do fundo social do pré-sal e dos royalties para a educação”. Na visão da estudante as condições de funcionamento da UNB hoje são precárias e reforça a necessidade de melhorias na assistência estudantil e de mais apoio à pesquisa e extensão.
Os estudantes se reuniram no início da noite de quinta-feira e já tiraram um calendário de ações:
Sexta-feira (26/05)
9H – Reunião da comissão de comunicação com a tarefa de elaborar o panfleto da greve!
9h30min – Abraço ao Beijódromo
11H30min – Reunião do Fórum de discussão entre os segmentos da universidade.
12h – Piquete de greve se estendendo pelo restante do dia.
Segunda-feira (26/05)
9H – Café da manhã da greve
9H30min – Ato unificado no Ministério do Planejamento
10h – Assembleia do curso de Gestão de Agronegócio – FUP
18H – Reunião do Comando de Greve estudantil
19h – Assembleia do curso de Gestão Ambiental – FUP
Terça-feira (29/05)
12H – Reunião do Conselho de Entidades de Base – CEB
Quarta-feira (30/05)
12H – Aulão da Greve – Financiamento das universidades e o novo PNE!
18H – Reunião do Comando de Greve estudantil
Quinta-feira (31/05)
12H – Aulão da Greve – Paridade na UnB
14H30min – Reunião do CEPE ( conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) – Levar a pauta da suspensão do calendário acadêmico
18H – Reunião do Comando de Greve estudantil
Sexta-feira (01/06)
14H30min – Reunião do CONSUNI
Terça-feira (05/06)
9h – Marcha Nacional na Esplanada dos Ministérios – ANDES/FASUBRA e Estudantes
12h – Reunião do Comando Nacional de Greve Estudantil