Ronda Cidadão chega a Parnaíba em agosto

Governo trabalha para levar polícia comunitária ao litoral

O Ronda Cidadão, Programa de Polícia Comunitária do Governo do Estado, chegará à cidade de Parnaíba, no próximo mês de agosto. Até o fim deste ano, o Ronda irá atender às cinco maiores cidades do Piauí com homens e viaturas e uma nova filosofia de policiamento.

Segundo o coordenador de implantação do Ronda Cidadão, major Diego Neto, a primeira cidade do interior a ser atendida pelo programa foi Picos, a 310 quilômetros de Teresina, é uma população superior a 70 mil habitantes. No momento funciona com um módulo de três viaturas, enquanto outros três estão sendo preparados e entrarão em operação ainda este ano. Em Picos e Parnaíba, o programa deverá utilizar 100 homens.

Parnaíba, a 330 quilômetros ao Norte de Teresina e mais de 140 mil habitantes, será a segunda cidade, depois da capital, a contar com os serviços de polícia comunitária. “Nosso problema é de pessoal, mas já estamos formando policiais para ampliar o de Picos e implantar o de Parnaíba”, explica Diego Neto.

A meta do governador Wilson Martins é atender também, ainda este ano, as cidades de Floriano, no Sul do Estado, e Piripiri, no Norte. Em Teresina, onde funciona desde 2010, o Ronda Cidadão conta com 33 módulos espalhados pelas zonas Norte, Sul, Sudeste, Leste e Centro.

No momento, o Ronda gasta em média cinco minutos para chegar ao local de uma chamada, mas a Polícia Militar trabalha para que este tempo não ultrapasse a três minutos.