Dia da Mulher Negra é celebrado na Câmara de Salvador

No próximo dia 25, é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. Em alusão à data, será realizada na segunda-feira (23/7), a mesa redonda Perspectivas e Desafios das Mulheres Negras em Busca de Poder, no Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador, das 16h às 18h. O evento é promovido pelo Fórum Nacional de Mulheres Negras.

A integrante da coordenação nacional do Fórum Nacional de Mulheres Negras e da Unegro (União de Negros pela Igualdade), Ubiraci Matilde, afirma que a finalidade do Fórum é aglutinar as políticas e bandeiras direcionadas às mulheres negras no que diz respeito a vários itens na sociedade, a exemplo da questão da saúde, educação, habitação e empoderamento de mulheres.

“Por conta de tudo isso, será realizado a mesa redonda no dia 23, até porque estamos em um ano eleitoral. Nós sabemos que hoje, em Salvador e no Brasil, tem uma chamada muito forte para a questão das candidaturas negras. Mas, ao mesmo tempo, nós sabemos das dificuldades, pois os partidos não dão condição para que essas mulheres negras disputem em igualdade com as demais pessoas”, disse.

Para Ubiraci, essa situação rebaixa a participação das mulheres negras no processo eleitoral e na composição dos governos. “Nós temos poucas negras ocupando cargos de destaque nessa atual conjuntura. A nível nacional, só temos a ministra Luiza Bairros, que está em um ministério específico. Nos demais poderes não temos negros ocupando espaço de destaque.”

A militante pelos direitos das mulheres negras acredita que a condição é traduzida também em Salvador e na Bahia, e por conta disso, está sendo realizada uma discussão com os partidos para que seja tomada uma atitude de inclusão com as candidatas negras.

“A mesa redonda será com representantes de todos os partidos para debater como se dará a eleição de 2012, a partir desse cenário novo, que tem Olívia Santana (PCdoB) como vice na cabeça de chapa, coisa que nunca vimos. Qual a condição que é dada as mulheres negras na chapa proporcional dos partidos? Esse será o grande debate do dia 23”, concluiu.

Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha

A data foi instituída em 25 de julho de 1992, em Santo Domingos, na República Dominicana, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas. Ficou definido que o dia seria o marco internacional da luta e resistência da mulher negra.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro