Campanha de Jamil cresce na Zona Leste
No último sábado (18), centenas de pessoas compareceram à inauguração dos Comitês de Itaquera e do bairro São Carlos. Os dois novos comitês integraram a campanha regional que já conta com Sapopemba, Guaianases, São Miguel, Vila Mara e Mooca.
Publicado 20/08/2012 17:38 | Editado 04/03/2020 17:17

A abertura do comitê de São Carlos foi marcada por boas recordações das lideranças. Isso, porque quando Jamil era deputado estadual, ele defendeu os moradores do bairro contra a derrubada de suas casas.
“Não é a toa que estamos apoiando o Jamil. Quando queriam derrubar as nossas casas e a polícia veio para cima dos moradores, o Jamil se colocou na frente para nos proteger, ele apanhou por nós, por defender a nossa moradia”, emocionou-se a moradora Nelda, ao relembrar a história.
Para a estudante de enfermagem, Aline dos Santos, Jamil é um exemplo de político. “Ele nos ajudou no passado e tenho certeza que vai brigar para resolver problemas atuais, como lutar para ter mais uma escola no bairro e um novo posto médico”, defendeu a estudante.
Após a inauguração do comitê, o coordenador da campanha no bairro, João Cardoso, orientou os apoiadores. “Fazer campanha para o Jamil é fácil, porque ele é um político honesto, mas nós vamos, todos os dias, bater de casa em casa, buscando apoiadores novos e fazendo com que todo o bairro tenha em mãos o número do Jamil”, disse Cardoso.
Comitê de Itaquera
Cerca de 200 pessoas participaram da inauguração do comitê de Itaquera. Com uma militância disposta, a abertura do comitê deu início à nova fase da campanha na região.
“Até agora conseguimos conquistar muitas lideranças que jogam grande papel na região, agora vamos intensificar as agendas e consolidar o trabalho feito até agora”, orientou Andréia, coordenadora da campanha em Itaquera.
Para o presidente do PCdoB de Itaquera, Josafá Caldas, a campanha está em um ritmo crescente e a população da região reconhece o trabalho feito por Jamil durante os últimos quatros anos.
“O Jamil fez muita coisa pela região e em diversas áreas. Ajudou na implantação da Ama (Assistência Médica Ambulatorial) Santa Marcelina que funciona durante 24 horas e foi grande protagonista para trazer a abertura da Copa de 2014 para Itaquera”, enalteceu Josafá.
Conquistas da região
Não é de hoje que Jamil reconhece o valor da região leste para o desenvolvimento de São Paulo.
Na juventude, Jamil foi médico voluntário no bairro Cangaíba junto com outros médicos comunistas que atendiam a população carente e, quando foi deputado estadual, lutou arduamente para a implantação da USP Leste.
Durante esse seu mandato como vereador, foi protagonista da luta para trazer mais uma universidade para a região, a Unifesp Leste, que será construída no antigo terreno da fábrica Gazarra, na Avenida Jacu Pêssego.
Jamil defendeu na Câmara que a abertura da Copa de 2014 acontecesse na região e intercedeu também para que as indústrias tivessem incentivos do governo para serem instaladas na zona leste.
“A zona leste é tão grande quanto os seus desafios. Aqui não é lugar só para as pessoas dormirem e ir trabalhar no centro da cidade, é preciso ter oportunidade de estudo e trabalho para os quatro milhões de habitantes da região”, defendeu Jamil.
De São Paulo, Ana Flávia Marx