Sônia Caires é a única candidatura feminina em Paulo Afonso-BA

Candidata à prefeita de Paulo Afonso, cidade localizada no Norte da Bahia, a pedagoga Sônia Caires (PCdoB) conhece bem os problemas da cidade. Entre os anos de 2005 e 2008, ela foi secretária de Desenvolvimento Social do Município e possivelmente vai agregar essa experiência na gestão do municipio que possui mais de 108 mil habitantes.

Com a coligação “Pra cuidar da nossa gente”, formada pelas legendas PCdoB, PRB, PTN e PSDB, Sonia Caires conta com o apoio do postulante ao cargo de vice, Valmir Rocha (PTN).

De acordo com Sonia, o grande foco da campanha é a melhoria na saúde. “Houve uma queda no atendimento, fechamento de maternidade e instituição de sistema de cotas. Tudo isso está dificultando o atendimento da população, que leva até meses para ser atendida.”

Além disso, ela destaca a importância em investir mais na educação e no esporte. “O esporte será nosso grande instrumento de transformação na educação e na comunidade, como forma de desenvolvimento físico, intelectual e emocional do cidadão.”

Em relação à infraestrutura de Paulo Afonso, Sonia Caires afirma que a cidade está em uma situação confortável. “Quase 90% das ruas são asfaltadas. Vamos fazer a complementação de calçamento e construir unidades sanitárias nas residências que não possuem”, conta.

Enquanto secretária de Desenvolvimento Social, Sonia revela que muito foi feito na cidade. “Paulo Afonso era uma cidade assistencialista e trabalhamos dois anos para conseguir a gestão plena. A partir disso, criamos a Casa Nina Flor, que abriga meninas de 0 a 17 anos de idade, implantamos o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), o Restaurante Popular, o Banco de Alimentos e dois CRAS (Centro de Referência em Assistência Social).”

A candidata afirma ainda que sete projetos foram encaminhados e com orçamento em caixa. “Foram 113 casas, deixamos encaminhados o Centro de Referência da Mulher, o Projeto de Geração de Renda para a Mulher – Arte de Tecer, que conta com três núcleos de produção sendo um já edificado, a Cozinha Comunitária e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) com mais de R$ 1 milhão em caixa. Encerrei a minha tarefa como secretária com um saldo positivo e toda uma estrutura para que a assistência social fosse desenvolvida no Município”, concluiu.

Localizada há 434 quilômetros de Salvador, capital do Estado, o município de Paulo Afonso possui um dos maiores PIB (Produto Interno Bruto) da Bahia.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro