Centro Dragão do Mar: Seminário debaterá resistência à ditadura

Para resgatar todo o contexto de luta e resistência à violenta ditadura que marcou a história do País na década de 60, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realiza neste mês o ciclo temático "Nós que Amávamos Tanto a Revolução". A programação especial terá início nesta quarta-feira (14), com o seminário "A Ideia de Revolução", do renomado professor Marcelo Ridenti.

Às 19h, no Auditório, o especialista abordará questões referentes ao discurso revolucionário que caracterizou a década de 60. Ridenti discutirá a relação entre cultura e política, com o objetivo de gerar reflexão e produção de conhecimento sobre marcos importantes da história do Brasil.

Sobre o conferencista

Marcelo Ridenti é graduado em Ciências Sociais e Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Sociologia, é também professor titular da disciplina na Unicamp, desde 2005. Integra a Coordenação de Ciências Humanas e Sociais na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Foi Secretário Executivo da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS, 2004-2008). É especialista nos temas: cultura; arte e política; esquerda brasileira; intelectualidade brasileira; pensamento marxista; ditadura militar brasileira; anos 1960. Autor d e diversos títulos, entre os quais "Brasilidade Revolucionária", "Em busca do Povo Brasileiro" e "O Fantasma da Revolução Brasileira", que contribuíram significativamente para desenhar a historiografia da produção intelectual e artística da esquerda brasileira.

Uma noite em 68 – Show com Céu e Fernando Catatau

O debate sobre a Revolução será seguido do show "Uma Noite em 68", às 21h, no Anfiteatro. Produção exclusiva do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com direção musical de Fernando Catatau, a apresentação de Céu, Paula Tesser, Vitoriano, Soledad Brandão e do próprio Catatau, promete levar o público a experimentar a atmosfera da década de 60, através de performances icônicas de grandes músicas que marcaram toda uma geração e influenciaram as gerações seguintes. Os artistas comandam o espetáculo com releituras de clássicos de protesto da música brasileira que embalaram os movimentos revolucionários.

Serviço

Seminário “A Ideia de Revolução”

Dia 14, às 19h, no Auditório. Acesso Livre
Show “Uma Noite em 68” com Fernando Catatau, Céu, Paula Tesser e Vitoriano

Dia 14, às 21h, no Anfiteatro. Ingressos limitados: R$ 10,00 (inteira) e 5,00 (meia), a serem adquiridos na Bilheteria do CDMAC, de terça a domingo, das 14h às 20h. Informações sobre ingressos: 3488.8602

Fonte: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura