Curso prepara para participação de editais e captação de recursos

Gestores públicos, vereadores, membros de associações e movimentos sociais participam, desde terça-feira (19/2), do 1º Curso de Elaboração de Projetos Sociais, uma iniciativa do deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB), em parceria com a Fundação Maurício Grabois. As aulas acontecem na Escola Legislativa da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e vai até quinta (21).

Pioneiro no Estado, o curso é coordenado por Helbert Oliva, da CAR (Companhia de Ação Regional), e pela assessoria do deputado comunista. O suporte técnico é feito por funcionários da CAR, especialistas na elaboração dos projetos sociais e na captação de recursos.

“Queremos que essas pessoas tenham acesso ao conhecimento do que é um projeto, como é elaborado, como prestar contas. É preciso qualificá-las para o bom uso do dinheiro público, com respeito, com seriedade, e para assim, terem acesso a outros recursos”, defendeu Fabrício.

Para Elvio Magalhães, assessor de Fabrício e organizador do curso, a formação é importante porque torna os participantes aptos a disputar os editais, nem sempre buscados por falta de uma boa proposta escrita. Ele explica que existem inúmeras oportunidades dos governos Federal e Estadual, principalmente nas áreas social, da cultura e do esporte.

“As chamadas públicas necessitam de projetos bem elaborados, de acordo com os editais, e por isso a necessidade do curso de elaboração. Os participantes são instruídos para a elaboração correta e de qualidade”, defende.

O curso

Nos três dias de aulas, os trinta inscritos nessa primeira etapa do curso aprendem noções da estrutura de um projeto e discutem as etapas do trabalho de produção. Segundo Helbert Oliva, o autoquestionamento é fundamental, no primeiro momento.

“Questões como “para quê e para quem vou fazer isso?” são essenciais. É preciso pensar em trazer a felicidade para as pessoas, em promover uma vida menos estressante”, explica Oliva, durante sua palestra.

Novas turmas

Devido a grande procura e ao número limitado de vagas, a organização já prevê a realização de novas turmas em março. Fabrício informou, também, que há uma intenção de levar o curso para a região sudoeste e em outras regiões da Bahia, posteriormente.

De Salvador,
Erikson Walla