Riacho Fundo I ganha Centro de Ensino Infantil

O governador Agnelo Queiroz inaugurou, nesta terça-feira , a primeira unidade de educação básica na cidade. Escola funciona em tempo integral e beneficia 160 crianças com idades entre 4 e 5 anos.

O governador Agnelo Queiroz inaugurou, nesta terça-feira (5), a primeira unidade de ensino básico do Riacho Fundo I. O Centro de Ensino Infantil I, localizado na Área Especial 10 da QN 7, atende cerca de 160 crianças, entre 4 e 5 anos, em período integral.

Durante 10 horas, elas assistem às aulas, realizam atividades extracurriculares e recebem cinco refeições. No local, há oito salas de aula, parque infantil, pátio coberto, brinquedoteca, cozinha e refeitório. A pequenaRafaela Alves, 4 anos, está entre os matriculados na unidade. "Enfim consegui colocá-la para estudar. A estrutura ficou muito boa, ela está adorando!", contou a avó de menina, a artesã Sílvia Santos, 47 anos.

O novo centro faz parte da meta do governo de universalizar o acesso à educação primária no DF. "Precisamos cuidar das crianças, especialmente nessa fase inicial, que é decisiva. Estamos entregando uma escola completa para estimular a garotada e oferecer aos profissionais condições adequadas de trabalho. Essa é nossa prioridade", garantiu o governador.

Em 2012, o GDF entregou três Centros de Ensino Infantil (CEIs), na Estrutural, em São Sebastião e em Brazlândia. As obras também foram concluídas nas unidades de Planaltina e Samambaia, que já começaram a funcionar. "Temos uma carência grande de escolas, mas estamos reestruturando a rede, reformando os equipamentos existentes e construindo novos", afirmou o secretário de Educação, Denilson Bento da Costa.

Reivindicação

Durante a inauguração do CEI, Agnelo Queiroz garantiu à população do Riacho Fundo I que a construção da Escola Classe 01 começará em breve. O início das obras depende da conclusão de projetos complementares de arquitetura e também da liberação da administração regional da cidade. "Depois disso, faremos a licitação, prevista para sair ainda este mês", disse a subsecretária de Logística da Secretaria de Educação, Reuza Durço.

A unidade, que atende estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, está interditada desde 2010 por falta de condições de funcionamento. Os alunos foram transferidos para o Centro de Ensino Fundamental 3 do Riacho Fundo I e para o Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) Juscelino Kubitschek, no Núcleo Bandeirante. "Vamos demolir o antigo prédio e construir algo digno e ecológico", assegurou o governador.

Primeira infância

Ainda em 2013, o GDF construirá, em parceria com o Ministério da Educação, 31 Centros de Educação da Primeira Infância (CEPIs). As creches são voltadas a crianças de zero a 5 anos. Entre as regiões contempladas estão Brasília, Sobradinho, Planaltina, Ceilândia, Guará, Samambaia, Santa Maria, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Águas Claras e Lago Sul.

As obras estão previstas para começar até abril. Em cada unidade serão investidos cerca de R$ 2,6 milhões, sendo R$ 1,4 milhão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A meta do governo é entregar 111 creches até 2014.

O governador também ressaltou o fim das chamadas "escolas de lata" como um passo importante na valorização do ensino na rede pública. "Já eliminamos as estruturas feitas de madeirite e metal, isso é passado no DF. O que é público deve ser de qualidade. Não vou admitir, portanto, mais construções desse tipo", enfatizou Agnelo Queiroz.