Publicado 27/04/2013 11:52 | Editado 04/03/2020 17:07
Com o objetivo de debater o processo estadual do 13º Congresso Nacional, sua importância, seu temário e as tarefas dos coletivos dirigentes, o Comitê Estadual do PartidoComunista do Brasil no Rio Grande do Norte realizou neste sábado, 27 de abril, a IX rodada do fórum de macro-região.
"O evento ocorre em todo o estado e é um momento importante para o coletivo partidário, previsto no estatuto, discutir e dar celeridade as decisões, resoluções e os projetos partidários no estado", esclarece o secretário de organização do PCdoB/RN, Carlos Albérico.
O encontro aconteceu no IFRN de Cidade Alta e contou com a presença de presidentes dos comitês municipais, secretários (as) de Organização, vereadores (as), membros do Comitê Estadual com atuação na macro-região, gestores municipais filiados ao PCdoB, e dirigentesda CTB e UJS.
"É preciso por o Partido em movimento, e quanto mais cedo desenvolvermos ações nesse sentido, maiores êxitos serão alcançados. Faz-se necessário e fundamental a participação dos nossos dirigentes em todos os níveis de forma criadora na preparação e realização do nosso 13º Congresso Nacional, levando-se em conta as particularidades de cada região e município", finalizou Carlos Albérico.
O presidente do Comitê municipal de Natal, João Oliveira, fez uma exposição da realidade brasileira após 10 anos governos Lula/Dilma , o papel do PCdoB e expectativas futuras. O dirigente examinou o quadro político atual e a posição do Partido.
Na avaliação de João Oliveira, o PCdoB está muito bem situado na discussão conjunta do projeto nacional. “Com a proximidade das eleições, o acirramento político fica mais evidente. E o PCdoB tem que estar alerta”, ressaltou.
A relevância de reunir militantes e mobilizar a sociedade em torno do campo das esquerdas também foi tratada. “Precisamos participar, sermos atuantes, realizarmos atos amplos”, convidou.
A idéia do Partido é ficar ajustado, em todas as regiões do Estado, para enfrentar as eleições de 2014. Carlos Albérico ressaltou que os estados devem se orientar pelo projeto político nacional do PCdoB. “Precisamos estar no posto de combate para barrar a ofensiva conservadora, que ataca o Governo Dilma, com o objetivo de enfraquecê-la para a disputa”, disse.
O secretário estadual de Organização avaliou que o Fórum, além de permitir que as orientações do Comitê Estadual cheguem rapidamente à militância do Partido, é principalmente um espaço de debates.
De Natal, Jana Sá