BA: Plenária discute organização do Dia Nacional de Lutas

O PCdoB-BA convoca a militância para uma plenária, na próxima terça-feira (9/7), às 9h, no Sindicato dos Comerciários (Nazaré), em Salvador, para organizar o Dia Nacional de Lutas com Greves e Mobilizações, marcado para a próxima quinta-feira (11). O encontro do partido é uma preparatória para o movimento nacional e acontece em apoio às centrais sindicais.

“[O Dia Nacional de Lutas] Vai ser uma atividade nacional que parte dos trabalhadores e precisamos ampliar com os movimentos sociais. Com a plenária, vamos organizar os movimentos para a luta com as centrais”, explicou o presidente do Diretório Municipal do PCdoB, Geraldo Galindo.

Os trabalhadores exigem que o Governo Federal e o Congresso atendam às reivindicações da Pauta Trabalhista, elaborada em 2010, durante a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora. Entre os principais pontos, estão o fim do Fator Previdenciário, jornada de 40 horas sem redução salarial, e o fim do projeto de lei que amplia a terceirização.

A pauta também contempla mais investimentos em saúde, educação e segurança, transporte público de qualidade e democratização da mídia, reivindicações que também são bandeiras levantadas pelas últimas manifestações populares que acontecem no país.

Na Bahia, entre as centrais organizadoras, estão a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Seção Bahia (CTB-BA), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Nova Central e Força Sindical.

Na quinta-feira, são esperadas paralisações e mobilizações de todas as categorias trabalhadoras, na capital e no interior.

De Salvador,
Erikson Walla