EUA ‘ainda’ apostam na diplomacia com o Irã, diz analista

O regime israelense não tem a capacidade militar nem a credibilidade internacional necessárias para executar um ataque contra o Irã, segundo afirma o ex-subsecretário de Estado para Assuntos Políticos dos Estados Unidos Nicholas Burns.

Burns, que é também analista sobre o Irã, em artigo publicado no jornal estadunidense ‘The Boston Globe’, ao admitir que as recentes declarações do primeiro-ministro do regime de Israel, Benjamin Netanyahu, receberam muitas críticas, defendeu partes dessas declarações e ao mesmo tempo censurou o enfoque do titular israelense a respeito do Irã. 

No artigo, publicado na última quinta-feira (18), o ex-subsecretário norte-americano, depois de qualificar como exageradas as posturas de Netanyahu, recordou que os presidentes dos Estados Unidos, o atual mandatário, Barack Obama, e seu antecessor George W.Bush, há muito tempo vêm aplicando as exigências do primeiro-ministro israelenses de impor mais sanções ao Irã e ameaçar o país persa.

“Netanyahu tem razão em que o Irã alcançou avanços em seu programa nuclear nos últimos meses.

Mas, ainda há tempo para a diplomacia, não há razão ainda para retroceder à guerra guerra”, acrescentou Burns.

Nesse sentido, Burns se mostrou convencido de que na segunda metade deste ano se poderia finalmente ver a cena em que os diplomatas iranianos e estadunidenses se sentariam na mesa de diálogo em Viena (capital da Áustria), Istambul (Turquia) ou Genebra (Suiça), fato que poderia ocorrer despois de 34 anos.

De acordo com Burns, atualmente Netanyahu deveria confiar em Obama e dar-lhe o tempo e o espaço necessários para solucionar o tema diplomaticamente.

Com Hispan TV