Manifestantes querem que distritais corruptos sejam punidos

Quinze estudantes ocuparam a recepção da Câmara Legislativa do DF (CLDF) ontem.

Manifestantes querem que distritais corruptos sejam punidos

Os manifestantes, que foram impedidos pela segurança da Casa de chegar ao plenário, exigem a cassação dos deputados distritais Benedito Domingos (PP), Roney Nemer (PMDB) e Aylton Gomes (PR), condenados pela Justiça por participação no esquema de corrupção desmontado pela operação Caixa de Pandora. Além do pedido contra os distritais, o grupo pediu à reabertura da mesa de negociação sobre o Santuário dos Pajés, localizado no Setor Noroeste.

Uma das integrantes do protesto, a estudante Paola Rodrigues, 25 anos, disse que, para evitar que os pedidos de cassação dos distritais sejam arquivados, o grupo também quer participar da reunião da Mesa Diretora da Câmara agendada para amanhã que definirá qual será o destino das representações apresentadas contras os parlamentares. "Queremos acompanhar de perto todo o processo e evitar que Brasília seja apontada como mau exemplo para todo o país. Vamos ficar até amanhã e acompanhar a reunião da Mesa Diretora", prometeu. Na semana passada, os distritais condenados solicitaram em requerimentos na Mesa Diretora o arquivamento das representações.

O presidente da CLDF, Wasny de Roure, se reuniu com quatro manifestantes. "Eles terão acesso aos banheiros, energia elétrica e água. Porém, quem sair não poderá entrar novamente", disse Wasny. Além disso, o presidente da Casa disponibilizou os números do seus aparelhos de telefone para que os manifestantes entrem em contato, caso desejem. "É uma forma de mostrar que a Casa está de portas abertas para atender aqueles que reivindicam pacificamente", concluiu.