Mais de 90 comitês municipais do PCdoB marcaram conferência local

Desde o último dia 1º de agosto, o PCdoB-BA mobiliza os mais de 400 municípios baianos em que está presente para a realização de conferências municipais, que são preparatórias para a Conferência Estadual e para o 13º Congresso Nacional. De lá para cá, 93 municípios já marcaram os encontros locais, segundo a Secretaria de Organização do Partido.

Entre os municípios, estão Salvador (13 e 14 de setembro), Vitória da Conquista (30 e 31 de agosto), Juazeiro (14 de setembro), Camaçari (13 e 14 de setembro), Barreiras (31 de agosto), Ilhéus (15 de setembro), Itabuna (13 e 14 de setembro), Simões Filho (31 de agosto) e Irecê (22 de setembro).

Nesta quinta-feira (15/8), acontece a conferência do município de Érico Cardoso, na região Centro-Sul, e na sexta (16), os encontros de Rio do Pires e Santana, na mesma região. No final de semana, é a vez de Santa Maria da Vitória, Serra do Ramalho, Uauá (sábado, 17), Caravelas, Correntina, São Francisco do Conde e Sapeaçu (domingo, 18).

O objetivo da Organização é de que mais de 350 conferências municipais sejam realizadas até o dia 22 de setembro, prazo final para a realização dos eventos. A secretaria orienta que os eventos sejam marcados com antecedência para que seja possível garantir a presença de integrantes do Comitê Estadual e dos deputados e deputadas do PCdoB-BA.

“Nosso principal desafio é intensificar os debates sobre as teses do 13º Congresso, envolver a militância nessa construção coletiva de atingir os mais de 300 municípios do Estado, fortalecendo o partido para as grandes batalhas futuras”, explicou a secretária estadual de Organização, Daniele Costa.

As conferências municipais deverão ser convocadas através de edital pelos comitês organizadores com uma antecedência mínima de sete dias. O documento precisa ser enviado à Comissão de Organização 15 dias antes, pelo fax (71) 3328-4706 ou pelo e-mail [email protected].

Ao final do encontro, deverá ser eleito um delegado para cada 25 filiados do partido presentes, sendo que 30% dos escolhidos devem ser, quando possível, mulheres. O PCdoB pretende levar para a etapa estadual cerca de 800 delegados.

De Salvador,
Erikson Walla