CTB: EUA preparam mais um crime de guerra no Oriente Médio

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) divulga uma nota, nesta quinta-feira (29), com o repúdio à escalada nos discursos e preparações para a intervenção militar contra a Síria, liderados pelos Estados Unidos, França e Reino Unido, três dos cinco membros do Conselho de Segurança nas Nações Unidas e membros da Organização para o Tratado do Atlântico Norte (Otan). Leia a íntegra da nota.

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) denuncia e condena com toda a energia as intervenções militares criminosas anunciadas pelo imperialismo norte-americano, sem o respaldo da Organização das Nações Unidas (ONU) e com apoio dos governos fantoches da Inglaterra e da França, contra a Síria.

Leia também:
PCdoB lança nota sobre a ameaça de agressão à Síria
Cebrapaz condena preparação agressora e solidariza-se com a Síria
Conselho de Segurança não chega a consenso sobre Síria
Premiê sírio: "Nenhuma força do mundo poderá nos derrotar"

Para justificar o desrespeito ao direito do povo sírio à autodeterminação e levar à frente um novo ato de barbárie, Washington recorre à mentira descarada e, sem provas, acusa o governo daquele país árabe de usar armas químicas.

A atual campanha internacional comandada pelo imperialismo, com o respaldo da mídia burguesa em todo o mundo, lembra as mentiras levantadas contra o Iraque no passado. Várias organizações, incluindo autoridades da ONU, estão chamando a atenção para a falta de credibilidade das acusações levantadas pelos EUA e seus aliados contra o governo sírio.

Os Estados Unidos já estão agindo indiretamente no país, apoiando os rebeldes com armas, mercenários e forças especiais, que podem estar por detrás do uso de armas químicas. Sabe-se que já houve a apreensão de gás sarin pela polícia turca, que estava em mãos de um grupo afiliado à rede Al-Qaeda, que se dirigia à Síria para participar da luta contra o presidente Bashar al-Assad.

É preciso desmascarar o imperialismo e compreender as verdadeiras intenções do governo Obama e seus aliados no Oriente Médio e no mundo. O imperialismo quer ampliar o seu domínio e controle da região, que como se sabe é riquíssima em petróleo, daí as guerras contra o povo do Iraque, do Afeganistão, da Líbia, agora da Síria e no futuro do Irã e outros alvos.

Cabe ressaltar a posição firme da Rússia contra os intentos belicistas do império, que podem abrir caminho a conflitos mais generalizados entre as nações e resultar em uma tragédia humana de grandes dimensões.

Em nome da classe trabalhadora brasileira, a CTB manifesta enérgico repúdio à barbárie a que o imperialismo está condenando o Oriente Médio, expressa sua solidariedade ao povo e ao governo da Síria, vítimas da ganância das grandes potências capitalistas, e pede o respeito ao direito à autodeterminação dos povos, ao direito internacional e à Carta das Nações Unidas, ao diálogo, à negociação e à diplomacia na resolução dos conflitos entre as nações.

Todos os povos e nações do mundo têm o direito de viver em paz e em democracia, a determinar o seu presente e futuro livres de quaisquer interferências e de acordo com as suas decisões soberanas.

Não à guerra, sim à paz entre os povos e as nações.

São Paulo, 28 de agosto de 2013
Adilson Araújo, presidente da CTB