Semana da Diversidade de Salvador tem início nesta segunda-feira

Uma série de atividades vai marcar a 2ª Semana da Diversidade de Salvador, que começa nesta segunda-feira (2) e termina no domingo (7), com a 12ª Parada Gay da Bahia, um dos principais eventos da comunidade LGBT do estado. A semana é organizada pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), em parceria com a Secretaria Estadual do Turismo (Setur) e a Bahiatursa.

Entre as atividades, estão palestras, seminários, shows de música, lançamento de livro e festival de artes. Os temas tratados durante os eventos são, além de sexualidade, saúde, trabalho, família, cidadania e homofobia.

A palestra de abertura foi batizada de “Cidadania Trans – Transexuais no mercado de trabalho” e acontece nesta segunda-feira, às 14h, no auditório da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Do encontro, participa Paulett Furacão, primeira transexual a assumir um cargo público estadual.

O primeiro dia da semana continua com um show musical das cantoras Márcia Short, Carla Cristina, Juliana Ribeiro e Claudia Costa, à noite, na Praça Pedro Arcanjo, Pelourinho. O ingresso custa R$ 20.

Na terça-feira (3), o sexólogo Jairo Bauer apresenta a palestra “Papo Saúde: Aids, assunto encerrado!”, no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da Ufba, às 18h. Logo em seguida, o cartunista baiano Luís Augusto lança, na Livraria Glauber Rocha, o livro em quadrinhos “Bem”, que trata da família homoparental, às 19h.

A construção do Estado laico no Brasil e a defesa dos direitos humanos na área da saúde será o tema de um seminário que vai acontecer na quarta-feira (4), na sede da Unifacs do Caminho das Árvores, das 14 às 18h. À noite, acontecem apresentações teatral e de poesia, no Rio Vermelho e no Largo 2 de Julho.

A Unifacs volta a sediar um seminário, na quinta-feira (5), dessa vez sobre “A construção do Estado laico no Brasil e a promoção de direitos de minorias (LGBT, mulheres, negros, dependentes químicos, prostitutas, etc.)”. O evento acontece à tarde e terá como palestrantes a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ).

Na sexta-feira (6), acontece o seminário “A construção do Estado laico no Brasil e os desafios para a justiça e a educação para a manutenção dos direitos das minorias”, na sede do GGB, no Pelourinho, que oferece também um wokshop, com curso básico de montagem para quem quer ser drag queen e ator transformista. Às 18h, na Sala Walter da Silveira, nos Barris, acontece a Mostra Festival de Cinema Mix Brasil.

A programação do sábado (7) começa com a II Feira da Diversidade e Negócios de Salvador, no Largo 2 de Julho, durante todo o dia. Depois, acontecem o V Caruru da Diversidade, na residência universitária da Ufba, localizada no Corredor da Vitória, às 19h; a festa Independence Divas, na Casa da Itália, com música eletrônica, DJs e transformistas (R$ 20,00); e a Mostra Festival de Cinema Mix Brasil, na Sala Walter da Silveira, às 18h.

Parada

Com o tema “Somos milhões: estamos em todos os lugares”, a Parada Gay vai passar, como de costume, pelas ruas do Centro de Salvador, no domingo (8), encerrando as atividades da Semana da Diversidade. A concentração será no Campo Grande, às 15h.

De Salvador,
Erikson Walla