PCdoB quer reassumir parlamento no DF em 2014

O PCdoB-DF pretende eleger parlamentares para a Câmara Federal e Câmara Distrital no próximo ano. “Este é o nosso principal desafio: reeleger Dilma presidenta, Agnelo governador e voltar a ocupar cadeiras no parlamento”, afirmou Augusto Madeira, reeleito presidente da legenda na 17ª Conferência Distrital, encerrada domingo. O governador Agnelo Queiroz (PT), que visitou o encontro, destacou o papel aglutinador que os comunistas desempenham em seu governo.

PCdoB quer reassumir parlamento no DF em 2014

“Esta foi nossa maior conferência realizada no DF”, anunciou o secretário de Organização, Alan Bueno. “Participaram dos debates e encontros mais de 900 militantes e amigos em Santa Maria, Gama, Samambaia, Recanto das Emas, Planaltina, São Sebastião, Sobradinho, Paranoá, Ceilândia, Brazlândia e Brasília”, informou.

Segundo Madeira, “o PCdoB está presente na vida de Brasília, no movimento social e na participação em órgãos do governo. Temos uma avaliação muito positiva da secretaria da Mulher, comandada pela camarada Olgamir Amancia, e da administração de Brasília, que tem o camarada Messias de Souza à frente”.

Ele lembrou que “Brasília vinha de uma prática política escandalosa, paralisada por denúncias de corrupção. Com a eleição de Agnelo, para qual contribuímos, passamos a ter um governo aberto, democrático, voltado para o atendimento das necessidades do povo. Nosso desafio agora é ampliar nossa participação nos movimentos sociais e eleger deputados para a Câmara Federal e Câmara Distrital. Temos ideias e práticas próprias e vamos apresentá-las à população no próximo pleito”.

Os presidentes do PT, Roberto Policarpo, e do PRB, Roberto Vagner, acompanharam o governador Agnelo na visita à plenária da Conferência e saudaram os comunistas. O governador fez um relato das ações de sua administração e agradeceu “ao Madeira, Messias e Olgamir e a outros que integram o meu governo, que tem 17 partidos na base. Temos que barrar a ofensiva da direita que quer desarticular o governo. Não podemos recuar e temos que responder às necessidades do povo”.

Ronald Freitas, que representou o Comitê Central do PCdoB no encontro, apresentou um balanço positivo dos governos Lula e Dilma – principal pauta da Conferência – e disse que o governo precisa avançar mais no projeto de desenvolvimento nacional e democratização do país.

Ao final do encontro, Augusto Madeira foi reeleito presidente dos comunistas do DF e foram eleitos os demais 50 membros do Comitê Regional: Ailton Baiano, Alan Bueno, Aldemir Domício, André João Costa, Antonio de Brazlândia, Berenice Darc, Bia Gregory , Carlos Décimo, Carlos Pompe, Cássia Damiani, Claudia Maya, Claudio Avelar, Daniela de Paula, Eduardo Chíxaro, Edvaldo Mendes, Gastão Ramos, Gina Ferreira, Gustavo Alves, Ivonete Nascimento, Jean Carmo, Jéssica Lawane, José Roberto, Julia Gasparetto, Leandro Cerqueira, Luciana Accioly, Luciana Soares, Mariete Costa, Mário Lacerda, Messias de Souza, Moysés Leme, Murilo Camargo, Olgamir Amancia, Oliver Oliveira, Osmam Felipe, Paulo Becker, Paulo Dubois, Paulo Guimarães, Paulo Vinícus, Renata Aline, Rick Marantes, Santa Alves, Sonia Corrêa, Tiago Dias Cardoso, Trajano Jardim, Valesca Leão, Virgínia Correa, Viviane Farkas, Volnei Garrafa, Zé Antonio e Zezé Barreto.

Foram eleitos, também, os delegados para a plenária final do 13º Congresso do PCdoB: Augusto Madeira, Olgamir Amancia, Messias de Souza, Aldemir Domício, Alan Bueno e Renata Aline,