Venezuela: Unesco elogia avanços na educação do país

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconheceu os avanços na área da educação alcançados pela Venezuela com a implantação do Programa Canaima, que distribui computadores para crianças e adolescentes em idade escolar. O projeto foi implantado em 2008 pelo então presidente Hugo Chávez.

Desde 2008 foram distribuídos 3 milhões e 315 mil portáteis |Foto: AVN

“O reconhecimento da Unesco ao projeto Canaima, por ser uma boa prática educativa, é também um reconhecimento ao comandante Hugo Chávez (1954-2013), porque foi ele quem desenvolveu o projeto”, afirmou a ministra do poder popular para a Educação, Maryann Hanson em declaração à VTV.

Durante a 37 ª Sessão da Conferência Geral da Unesco, o ministro venezuelano para a Educação Superior, Pedro Calzadilla, disse que "fizemos da educação um direito fundamental e garantimos a milhões de venezuelanos o direito de ter acesso universal à educação de qualidade, pública e gratuita. (…) Isso mereceu esforços e reconhecimento desta Assembleia".

O Programa Canaima teve início em 2008 com a distribuição de 350 mil unidades a alunos do ensino primário, atualmente foi estendido a adolescentes de educação média. Desde então, foram distribuídos 3 milhões e 315 mil portáteis.

A ministra ressaltou que os primeiros computadores foram importados de Portugal, mas os acordos bilaterais entre ambos países permitiram um plano de transferência tecnológica que permitiu à Venezuela ter hoje uma fábrica própria no país. Além disso, o portátil é equipado com o sistema operacional Canaima, uma versão local baseada no Linux, com mais de 8 mil conteúdos específicos para professores e alunos

Da Redação do Portal Vermelho,
com agências