Seminário inaugura participação da CTB no Fórum Social Temático

Desde a última terça-feira (21), ocorre em Porto Alegre o Fórum Social Temático 2014. Nesta edição, os participantes debatem o tema "Crise Capitalista, Democracia, Justiça Social e Ambiental". Como evento paralelo ao Fórum, a Central do Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) do Rio Grande do Sul realizou, nesta quinta-feira (23) o 1º Encontro Nacional dos Trabalhadores do Comércio e Serviços da CTB.

Da Rádio Vermelho com informações da CTB

Marcha da CTB no Fórum Social Temático 2013. Foto: CTB/RS

"A Central do Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) entende que espaços como o Fórum Social Temático, que reúne diferentes organizações sociais e populares, reforçam a nossa luta por desenvolvimento com valorização do trabalho e inclusão social. Essa que é a base programática de nossa Central", reafirmou Nivaldo Santana, secretário nacional Sindical do PCdoB e vice-presidente da CTB.

Durante entrevista ao jornalista Cezar Xavier, Nivaldo Santana falou sobre realização do 1º Encontro Nacional dos Trabalhadores do Comércio e Serviços da CTB. Evento organizado pela CTB Rio Grande do Sul e que marcou o início da participação da Central Classista no Fórum Social Temático 2014.

Ouça também:
Liège Rocha: FST é o espaço propício para a luta de ideias
Edson França: Fortalecer o FST significa fortalecer a luta social

Fizeram parte da mesa de abertura, vice-presidente da CTB-BA, Rosa de Souza, o presidente da CTB-RS e da Fecosul, Guiomar Vidor; o vice-presidente nacional da CTB, Nivaldo Santana, a Secretária Nacional de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Mônica Custódio e o diretor da CTB nacional, deputado federal Assis Melo (PCdoB/RS).

Foto: Cezar Xavier

Durante o Seminário, o vice-presidente da CTB atualizou os participantes sobre a agenda nacional da CTB. 

“No dia 15 de janeiro, fizemos uma reunião das centrais sindicais e, independentemente dos posicionamentos políticos, houve o consenso no sentido de resgatar as resoluções essenciais da Conclat (Conferência Nacional da Classe Trabalhadora) e fazermos uma mobilização unitária no primeiro semestre de 2014. Além das tradicionais festividades de 1º de Maio, foi estabelecido um Dia Nacional de Luta, que foi marcado para o dia 9 de Abril.”


Defesa dos trabalhadores no Congresso

Assis Melo, deputado federal pelo PCdoB do Rio Grande do Sul, falou sobre a agenda dos trabalhadores e trabalhadoras em Brasília. O parlamentar comunista lembrou que não basta unificar as bandeiras, é preciso unificar a luta dos trabalhadores para que se possa avançar e dar passos mais amplos também na política.

Ele reafirmou que “não podemos desconectar a luta dos trabalhadores da luta política, a fim de enfrentar todas as dificuldades. É preciso que a Frente seja vista como um instrumento político para interligar a luta dos trabalhadores de fora lá dentro do Parlamento e que sejam levadas as demandas dos comerciários e das comerciárias para dentro da Câmara Federal”.

 
“Não podemos desconectar a luta dos trabalhadores da luta política", afirma Assis Melo. Foto: CTB/RS

*Colaborou Cezar Xavier, jornalista da Fundação Maurício Grabois.

Ouça a entrevista na Rádio Vermelho: